No dia 28 de fevereiro de 2023, com início às nove horas, reuniram-se os membros do CMCTI, nas dependências do Parque Tecnológico de Sorocaba, localizado na Avenida Itavuvu, n°11.777, no auditório oeste, para a vigésima oitava reunião do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Sorocaba (CMCTI).

Foi decidido que a primeira ação a ser apresentada seria a “Roteiro da Inovação”, também foram apresentadas as ações já realizadas pelo grupo, o público interessado, as próximas ações e os prazos estipulados para a realização destas. Também foi sugerida a realização de visitas técnicas para conhecer outros atores com experiência em receber público, como por exemplo, Aramar.

Foi sugerida também a Elaboração de um MVP, de modo que o visitante possa escolher o que lhe interessa. Outra sugestão foi a promoção de um curso de capacitação para participar do roteiro, contendo vídeo, cartilha e informativo e, por fim, foi apresentada a sugestão da criação de um desafio para startups, objetivando a definição de rotas dentro do roteiro, sendo esta uma parceria com a ação/grupo “Cidades inteligentes”.

O Sr. Daniel Bertolli apresentou as modalidades e os critérios do referido selo, quais sejam: I – SEI Nível 1: que se comprometem com a inovação, ciência e tecnologia; II – SEI Nível 2 – a) Inserção da visão e estratégia de inovação da empresa no contexto organizacional; b) Comprometimento da empresa explícito em sua política de inovação; c) Planejamento direcionado as estratégias e objetivos da inovação; III – SEI Nível 3 – além os objetivos do SEI nível 2, alocam recursos para inovação e possuem: a) Operações e processos de inovação; b) Avaliação de desempenho; c) Melhoria contínua. IV – SEI Ouro – reconhecimento aos investidores anjos, pessoa jurídica que alocam recursos em projetos inovadores ligados a instituições de pesquisa, startups, entre outras organizações.

Ato seguinte, o convidado Lester Faria passou a apresentar o andamento da ação “Comitê Cidades Inteligentes” dividindo-a em 3 macro atividades, quais sejam: “Decreto do Comitê”, “Simpósio de Cidades Inteligentes – Fórum Sorocaba 2050” e “Sorocaba Inteligente”.

Após apresentações, o Sr. André Santos passou a tratar do Evento Fórum Sorocaba 2050, previsto para ocorrer no dia 17 e 18 de abril de 2023, o qual trata de estratégias e compromissos para a construção de um plano municipal para Cidades Sustentáveis, Inteligentes e Resilientes, trabalhando as seis dimensões notadamente aceitas nestes conceitos (Cidadão Inteligente, Mobilidade Inteligente, Economia Inteligente, Governo Inteligente, Meio ambiente Inteligente e Moradia Inteligente) nas 5 camadas (Pessoas, Subsolo, Solo, Infraestrutura Tecnológica e IoT), pauta presente entre os principais organismos e normativos internacionais sobre Smart Cities.

A Sra. Renata Rangel sugeriu que fosse criado uma espécie de link entre o evento e ESG “Environmental, Social and Governance” (ambiental, social e governança, em português), pois é uma pauta que teve destaque ultimamente. O presidente informou que um dos painéis foi denominado como “Energia e Meio-ambiente” e, que poderia ser sugerido para algum painelista abordar ESG em sua fala. A Sra. Regiane Relva Romano explicou aos conselheiros que uma cidade inteligente deve sempre respeitar os conceitos ESG, reforçando a importância desta temática para o evento e, que ela deve estar embutida em tudo que for realizado no âmbito de smart cities, utilizando como respaldo sempre a “Carta Brasileira para Cidades Inteligentes”.