Meio Ambiente

/Eixos

O campus inteligente e sustentável da Facens possui o compromisso de evoluir constantemente para zelar e otimizar ao máximo o uso dos recursos naturais disponíveis.

Com o desenvolvimento de diversas iniciativas relacionadas à sustentabilidade, desde de 2017, a Facens tem integrado em suas atividades os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), através de capacitações, treinamentos e disseminação dos ODS à toda comunidade, incluindo colaboradores, docentes e discentes. A integração dos ODS engloba os diversos projetos, processos e atividades realizados dentro da instituição, as quais podem ser acompanhas no website http://sustentabilidade.facens.br/.

Essas iniciativas representam um compromisso institucional da Facens, formalizado por sua Política de Educação Ambiental e Sustentabilidade, que continuamente é revisada para incorporar de maneira cada vez mais efetiva os ODS nas atividades universitárias.

Portanto, o eixo de meio ambiente tem fundamental importância para monitorar, desenvolver e aplicar soluções que suportem a promoção de mudanças culturais e de processos alinhadas à ótica do tripé “meio ambiente, sociedade e economia”

Dentro do escopo do eixo, são abordados aspectos como medição e controle do consumo e armazenamento de água; controle e tratamento de despejos sanitários; gerenciamento de resíduos sólidos; conservação da biodiversidade; políticas e programas para redução da pegada de carbono; estudos, atividades e capacitações que aumentem a consciência e a educação ambiental.

Vários Centros de Inovação, Laboratórios e Departamentos estão envolvidos com esse eixo para viabilizar a estruturação e implementação de projetos e estudos da área:

Departamento de Meio Ambiente

Responsável por operacionalizar e manter os processos de controle, registros e melhoria contínua dos aspectos ambientais do campus, entre eles gerenciamento de resíduos, monitoramento de desperdícios, manutenção de registros legais, além de treinamento e capacitação para equipes internas e terceirizadas.

LIS Laboratório de Inovação Social

Laboratório voltado para formação completa e olhar cidadão nos alunos Facens, o qual trabalha com três pilares da filosofia See Learning, Dalai Lama que visam a consciência, compaixão e engajamento. Possui programas que estimulam a participação do estudante na causa social e na disseminação e capacitação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU com vistas à aplicação em ambientes externos ao campus.
https://www.instagram.com/lisfacens/

Comitê de Sustentabilidade

O Comitê é um órgão não deliberativo, consultivo à alta gestão, que possui planejamento centralizado e execução descentralizada. Sua composição é interdepartamental, com a participação de professores e funcionários administrativos. Sua principal função é sugerir, aprovar e gerir projetos que se fundamentem da Política de Educação Ambiental e Sustentabilidade, operacionalizando a materialização da Política no Campus com eficiência, qualidade e transparência. O Comitê possui um Regimento Interno que regulamenta a composição de seus membros, seu escopo de atuação e procedimentos internos de operação, conforme Portaria. 07 de 12 de Fevereiro de 2020. 
http://sustentabilidade.facens.br/sobre/

Farmlab

O laboratório “casa de vegetação”, o Farm Lab, é repleto de novas tecnologias, onde o aluno de engenharia de alimentos terá a oportunidade de colocar em prática seus projetos, além de canteiros de hortaliças, pomares de frutas, e uma estação meteorológica que já está produzindo informações sobre o clima local, com previsão do tempo precisa e dicas para os agricultura local, como épocas de irrigação e pulverização das lavouras, etc.

Pós Graduação Sistemas de Gestão Integrados com Certificação de Auditor

https://pos.facens.br/curso/especializacao/sistemas-de-gestao-integrados-com-certificacao-de-auditor-lider