Notícias sobre Cidades Inteligentes – Junho de 2025

Cidades aceleram a ação climática por meio da divulgação de dados: 

Cidades em todo o mundo estão usando cada vez mais a divulgação de dados ambientais para moldar suas respostas à crise climática – particularmente na adaptação de sistemas de transporte, infraestrutura e saúde pública a riscos relacionados ao clima, como ondas de calor e inundações, de acordo com o CDP. 

“A divulgação é uma etapa vital para mensurar e gerenciar os impactos das mudanças climáticas em uma cidade”, disse Hanah Paik, Chefe de Locais Sustentáveis do CDP, ao Cities Today. 

Os ‘últimos 50 metros’ são agora a chave para a mudança modal do ciclismo: 

A revolução do ciclismo não será vencida apenas com ciclovias. As cidades agora precisam consertar os elos perdidos que fazem ou destroem o ciclismo no dia a dia, desde o carregamento e o estacionamento até a prevenção de roubos e incentivos aos usuários. 

Essa foi a mensagem clara de um webinar da Rede de Inovação da Cycling Industries Europe (CIE), onde inovadores da mobilidade alertaram que o ciclismo urbano corre o risco de estagnar sem uma mudança de foco para o “problema dos últimos 50 metros”. 

Alemanha lança os primeiros ônibus públicos de nível 4: 

Pela primeira vez na Alemanha, passageiros utilizam transporte público operado por veículos autônomos de Nível 4. 

O projeto piloto KIRA, atualmente em operação em Langen e Egelsbach (distrito de Offenbach), representa um passo significativo para o país na exploração de como ônibus autônomos podem auxiliar na mobilidade local, especialmente em áreas suburbanas e rurais. 

Kharkiv vence com escolas subterrâneas e transporte gratuito: 

O prefeito de Kharkiv, Ihor Terekhov (foto), recebeu o Prêmio Heróis da Cidade no Eurocities Awards 2025, em reconhecimento à sua liderança excepcional sob as pressões da guerra. 

Enquanto as forças russas continuam seu ataque à segunda maior cidade da Ucrânia, Terekhov manteve os serviços essenciais para 1,3 milhão de moradores e lançou medidas inovadoras, como escolas subterrâneas e transporte público gratuito. 

Aeroporto de Miami lidera com tecnologia de acessibilidade visual: 

O Aeroporto Internacional de Miami (MIA) se tornou o primeiro aeroporto do mundo a oferecer acesso a um novo aplicativo móvel projetado especificamente para viajantes com baixa visão.  

Desenvolvido pela ReBokeh Vision Technologies, sediada em Baltimore, o aplicativo já está disponível gratuitamente para usuários Apple no MIA. 

Entrega urbana recebe impulso dos finalistas da IA: 

Tecnologias de IA voltadas para a redução de emissões de frotas e para a eficiência das entregas de última milha estão entre as dez inovações selecionadas para o Prêmio Manchester deste ano, no valor de £ 2 milhões. 

Agora em seu segundo ano, o Prêmio Manchester premia avanços liderados pelo Reino Unido em inteligência artificial que aceleram o progresso rumo à energia limpa. Vários dos projetos selecionados se concentram em desafios relevantes para equipes de mobilidade urbana, incluindo eletrificação de frotas e logística de coleta seletiva. 

San Jose lança a primeira estratégia de dados em toda a cidade: 

San Jose lançou sua primeira Estratégia de Dados para toda a Cidade – um plano trienal para aprimorar a forma como a cidade coleta, gerencia e utiliza dados para oferecer melhores serviços, promover a equidade e apoiar a inovação. 

A estratégia da cidade californiana se baseia em três pilares: Dados como Serviço (DaaS), Comunidades de Prática e Mensuração de Impacto. Ela já está sendo aplicada por meio de projetos que incluem a consolidação de dados sobre moradores de rua e novas ferramentas para colaboração interdepartamental. 

Paris escolhe Voi, Dott e Lime para E-Bikes: 

Paris fechou contratos com a Voi, a Dott e a Lime para operar seu serviço de bicicletas elétricas compartilhadas de última geração, com lançamento previsto para 1º de outubro de 2025. 

A medida ocorre em um momento em que a capital francesa continua a reduzir o uso de carros e a acelerar a mobilidade ativa por meio de parcerias estruturadas de longo prazo. 

A estratégia de transporte é fundamental para as metas climáticas de Hamburgo: 

Hamburgo está a caminho de se tornar climaticamente neutra até 2045, fortalecendo significativamente o transporte público e oferecendo aos moradores e visitantes uma alternativa atraente aos carros. 

Em discurso durante a Cerimônia de Abertura da Cúpula da UITP em Hamburgo, o Ministro dos Transportes e Transição da Mobilidade, Dr. Anjes Tjarks, afirmou aos delegados que o objetivo da cidade era reduzir as emissões de CO₂ do setor de transporte público, “construindo 34 novas estações de S-Bahn e U-Bahn, promovendo a digitalização e integrando ônibus autônomos como um novo pilar do transporte público”. 

Los Angeles busca recuperação no número de passageiros como sede dos Jogos Olímpicos: 

Los Angeles está investindo em transporte público para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2028, mas as autoridades afirmam que o verdadeiro objetivo é o impacto a longo prazo, não o espetáculo de curto prazo. 

Com novas linhas ferroviárias, melhorias nas estações e expansões da frota já em andamento, o Metrô de Los Angeles está posicionando os Jogos como um marco, não um ponto de partida, na transformação do transporte público da cidade. 

Como a tecnologia está ajudando a combater a escassez de motoristas: 

A tecnologia pode desempenhar um papel fundamental no enfrentamento da atual escassez de motoristas no transporte público, de acordo com os painelistas da Cúpula da UITP em Hamburgo. 

Especialistas afirmam que as agências de transporte devem adotar ferramentas de agendamento e estratégias de força de trabalho mais inteligentes para reter motoristas e eliminar as crescentes lacunas de pessoal causadas por aposentadorias, salários pouco competitivos e alta rotatividade. 

Santiago estabelece referência em entrega eficiente de metrô: 

Operadores de metrô de Santiago e Paris estão comprovando que grandes projetos de infraestrutura podem ser entregues dentro do prazo e do orçamento, mantendo um controle rigoroso sobre as compras e o projeto, e aplicando continuamente as lições aprendidas em projetos anteriores. 

Yolanda Leon, Chefe de Programação e Controle de Projetos do Metrô de Santiago, descreveu como a capital chilena emergiu como líder regional em entregas de metrô com baixo custo. Com mais de quatro milhões de viagens em dias úteis, metade das quais feitas de metrô, Santiago está passando por uma grande expansão, com o objetivo de expandir sua rede para 11 linhas até 2034. 

O desbloqueio de dados criará transportes confiáveis e inovadores: 

Líderes do transporte público e do setor automotivo pediram compartilhamento urgente de dados, integração tecnológica e soluções multimodais escaláveis para modernizar a mobilidade urbana, durante um painel de alto nível moderado pela presidente da UITP, Renée Amilcar. 

Em uma das sessões da Cúpula da UITP em Hamburgo, Abimbola Akinajo, Diretor Executivo da Autoridade de Transporte da Área Metropolitana de Lagos (LAMATA), afirmou: “Precisamos construir sistemas que as pessoas queiram usar. 

Indigov e NLC fazem parceria para modernizar o envolvimento da cidade: 

A Liga Nacional das Cidades (NLC) lançou o NLC Outreach, uma nova plataforma de engajamento com eleitores, desenvolvida em parceria com a Indigov, com o objetivo de transformar a forma como os governos locais se comunicam com os moradores.  

A plataforma se baseia em tecnologia já utilizada por mais de 1.500 autoridades em 47 estados dos EUA, abrangendo 230 milhões de americanos. As cidades que utilizam o sistema relataram um aumento de até 20 vezes no alcance da comunicação e taxas de engajamento próximas a 50%. Ela combina mensagens multicanal — via e-mail, mensagem de texto e correio — com ferramentas integradas de gerenciamento de relacionamento com eleitores (CRM) e segmentação. 

Hong Kong testa IA para facilitar interrupções em viagens: 

A principal operadora ferroviária de Hong Kong introduziu um modelo de previsão de passageiros que simula e prevê a distribuição de passageiros e a demanda por viagens no território. 

“É uma forma inédita de planejar operações e é particularmente útil quando há um evento repentino que pode interromper as operações normais”, disse May Tso, Gerente Sênior de Desenvolvimento de Tecnologia da MTR Corporation Limited. 

Viena pede foco nas necessidades dos passageiros em detrimento da propaganda tecnológica: 

A proliferação de opções de mobilidade pode estar remodelando o transporte público, mas líderes de Viena e da VIA afirmam que a verdadeira medida do progresso está em atender às necessidades diárias dos passageiros, e não em buscar as inovações mais recentes. 

Em discurso no UITP Summit, em Hamburgo, durante uma sessão intitulada “Vamos conversar sobre estratégia: um futuro compartilhado e automatizado para seus clientes e empresas”, a CEO da Wiener Linien, Alexandra Reinagl, e Jan Luedtke, da VIA, ofereceram uma visão fundamentada, porém inovadora, sobre como a tecnologia pode aprimorar a mobilidade pública. 

Londres e Rio colocam cidades no centro da COP30: 

As cidades desempenharão um papel central na cúpula climática COP30 deste ano, com o lançamento de um novo Fórum de Líderes Locais no Rio de Janeiro e a expansão do programa de monitoramento da qualidade do ar de Londres, o Breathe London. 

Anunciado durante a Semana de Ação Climática de Londres, o Fórum de Líderes Locais da COP30 reunirá centenas de prefeitos, governadores e líderes regionais no Rio em novembro. Coorganizado pela Presidência da COP30 e pela Bloomberg Philanthropies, o evento de três dias visa apresentar soluções locais e acelerar a concretização das metas climáticas globais. 

Vancouver recorre à cerveja artesanal para aumentar a receita do transporte público: 

A TransLink, autoridade regional de trânsito de Vancouver, lançou uma cerveja de edição limitada em parceria com a Patina Brewing Company, como parte de uma estratégia mais ampla para gerar novas fontes de receita além das tarifas. 

A cerveja, chamada Platform Pilsner, já está disponível na Patina Brew House em Port Coquitlam e em lojas de bebidas selecionadas na região metropolitana de Vancouver. Apenas 1.500 embalagens de quatro unidades foram produzidas. 

Cidades competem por US$ 1 milhão em financiamento para inovação: 

Cinquenta cidades foram nomeadas finalistas do Desafio de Prefeitos da Bloomberg Philanthropies 2025, uma competição global que apoia soluções inovadoras e baseadas em dados para os principais desafios urbanos. 

Selecionadas entre mais de 630 inscrições em 33 países, cada cidade receberá US$ 50.000 para prototipar sua ideia e participar de um programa intensivo de desenvolvimento. Em janeiro de 2026, 25 das propostas mais promissoras receberão US$ 1 milhão cada para apoiar a implementação em larga escala. 

Helsinque testa IA para aumentar a segurança de patinetes elétricos: 

Um novo projeto piloto de seis meses em Helsinque visa tornar as patinetes elétricas mais seguras usando inteligência artificial e dados em tempo real. 

A iniciativa, que reúne empresas internacionais de micromobilidade e dados, é liderada pelo Fórum Virium de Helsinque por meio do projeto ELABORATOR, financiado pela UE. 

Calgary lança o YYC AeroNex para impulsionar a inovação na aviação: 

O YYC AeroNex, um novo centro de inovação em aviação lançado pela Autoridade Aeroportuária de Calgary, está posicionando Calgary como um ponto central na conectividade global do transporte aéreo, abordando uma lacuna tecnológica e de infraestrutura de longa data no setor de aviação do Canadá. 

Com foco em manutenção avançada, combustíveis sustentáveis e desenvolvimento de força de trabalho, o centro está pronto para transformar a forma como as companhias aéreas canadenses operam e competem internacionalmente. 

Conselhos escoceses concedem contrato de carregamento de veículos elétricos por 20 anos: 

A expansão da rede de carregamento de veículos elétricos está alinhada aos planos do Conselho Municipal de Aberdeen para zero emissões líquidas e às suas metas de melhoria da qualidade do ar 

A parceria entre os Conselhos de Highland, Aberdeen City, Aberdeenshire e Moray resultará na instalação de 570 pontos de carregamento no norte da Escócia até 2028. 

https://www.smartcitiesworld.net/electric-vehicles/scottish-councils-award-20-year-ev-charging-contract-11558

Quais cidades e estados entraram na lista ambiental A?: 

O CDP relata que a maioria das cidades da Lista A está localizada na Europa e na América do Norte, com uma presença consistente do Sul Global 

Reconhecendo a importância dos governos subnacionais, a plataforma de divulgação ambiental do CDP também pontuou publicamente estados e regiões pela primeira vez. 

https://www.smartcitiesworld.net/climate-action/which-cities-and-states-have-made-the-environmental-a-list-11559

Anunciados os finalistas da tecnologia de trânsito de Nova York: 

O Transit Tech Lab deste ano concentra-se em dois desafios: Melhoria do Número de Passageiros e Inspeção e Manutenção 

A iniciativa público-privada do Transit Tech Lab investe em empresas e programas que promovem a aplicação de novas tecnologias para enfrentar os desafios urbanos. 

https://www.smartcitiesworld.net/news/new-york-transit-tech-finalists-announced-11560

Emissões não provenientes de gases de escape reveladas como principal fonte de poluição do transporte rodoviário: 

Com as emissões tradicionais dos escapamentos diminuindo graças à eletrificação e à regulamentação, a atenção agora se volta para os NEEs. 

A pesquisa usa Londres como estudo de caso para examinar a eficácia de intervenções destinadas a reduzir as partículas liberadas pelo desgaste dos freios, pneus e da superfície da estrada. 

https://www.smartcitiesworld.net/air-quality/non-exhaust-emissions-revealed-as-main-source-of-road-transport-pollution-11563

Cidade do Reino Unido instala suas primeiras amarrações ecológicas: 

As amarrações ecológicas visam fornecer aos navegadores visitantes infraestrutura de energia elétrica como alternativa aos motores a diesel, geradores e fogões a lenha para as necessidades diárias de aquecimento e energia 

As amarrações consistem em três pilares elétricos, cada um contendo duas tomadas, que permitem que até seis navegadores visitantes nas hidrovias de Oxford se conectem à rede elétrica. 

https://www.smartcitiesworld.net/climate-action/uk-city-installs-its-first-eco-moorings-11564

Parceria para fornecer vertiportos inteligentes para o “futuro do transporte aéreo”: 

A tecnologia patenteada de vertiporto da Urban-Air Port visa fornecer infraestrutura ultracompacta e de alta capacidade para mobilidade aérea avançada. 

Com o aumento do volume de viagens aéreas e a busca por transporte sustentável e eficiente pelas cidades, os parceiros acreditam que a mobilidade aérea avançada está pronta para transformar radicalmente as viagens urbanas. 

https://www.smartcitiesworld.net/air-travel/partnership-to-deliver-smart-vertiports-for-the-future-of-air-transport-11565

Signify lança sistema de iluminação de emergência para edifícios inteligentes: 

Gerentes de edifícios e equipes de manutenção podem gerenciar a iluminação de emergência por meio do painel baseado em nuvem 

O Interact Building Manager da Signify permite que os operadores de edifícios monitorem e gerenciem a iluminação geral e de emergência por meio de um painel baseado em nuvem. 

https://www.smartcitiesworld.net/lighting/signify-launches-emergency-lighting-system-for-intelligent-buildings-11569

Bristol inaugura primeiro terminal de ônibus eletrificado: 

O depósito de ônibus elétricos da First Bus, do tamanho de um campo de futebol, está localizado próximo à A4174, no sul de Bristol 

O depósito no sul de Bristol fornecerá energia para os 74 novos ônibus elétricos da região, o que representa cerca de dois terços da frota Hengrove da operadora First Bus. 

https://www.smartcitiesworld.net/electric-vehicles/bristol-opens-first-electrified-bus-depot-11570

Cidades se unem para fortalecer a resiliência por meio da saúde pública: 

A má qualidade do ar e o calor extremo estão entre os riscos à saúde relacionados ao clima que as cidades estão tentando enfrentar 

A iniciativa global aborda a necessidade de ir além dos sistemas de saúde reativos, rumo a estratégias de saúde urbana preventivas, inclusivas e climaticamente inteligentes. 

https://www.smartcitiesworld.net/climate-action/cities-unite-to-strengthen-resilience-through-public-health-11572

Lime lançará nova e-bike em Baltimore: 

A Lime planeja lançar mais de 10.000 veículos LimeGlider e LimeBike (acima) em quase uma dúzia de cidades da Europa e América do Norte nos próximos meses 

A Lime selecionou Baltimore para ser uma das primeiras cidades a lançar oficialmente a LimeBike, graças aos investimentos da cidade em ciclovias protegidas e ruas mais seguras. 

https://www.smartcitiesworld.net/micromobility/lime-to-launch-new-e-bike-in-baltimore-11574

Como as autoridades locais do Reino Unido estão ampliando a ação climática: 

Quase todas (96%) as autoridades locais do Reino Unido mencionadas no relatório possuem um plano de ação climática claro e acionável 

O último relatório da organização sem fins lucrativos CDP sobre resiliência climática e econômica demonstra o crescente comprometimento e ambição dos conselhos municipais do Reino Unido para enfrentar a crise climática. 

https://www.smartcitiesworld.net/climate-action/how-uk-local-authorities-are-scaling-up-climate-action-11576

Cidade de Istres implanta rede 5G privada da Ericsson: 

A cidade de Istres quer se posicionar como pioneira em resiliência urbana e inovação na Europa. 

Ela apoiará os objetivos de longo prazo da cidade do sul da França, incluindo a integração de IA e a expansão da cidade inteligente, ao mesmo tempo em que contribui para as metas de sustentabilidade. 

https://www.smartcitiesworld.net/4g-and-5g/city-of-istres-deploys-ericsson-private-5g-network

A integração do carregamento inteligente visa melhor gerenciar frotas de ônibus elétricos: 

Optibus e Dhemax se unem para simplificar a gestão de frotas de ônibus elétricos 

A conexão da plataforma de planejamento de veículos elétricos da Optibus com a tecnologia de carregamento inteligente da Dhemax cria um processo automatizado e completo para carregamento de precisão de ônibus elétricos. 

https://www.smartcitiesworld.net/electric-vehicles/smart-charging-integration-aims-to-better-manage-e-bus-fleets-11578

Seattle dá o primeiro passo para instalar quiosques digitais interativos: 

A aprovação da resolução coloca a cidade um “grande passo” mais perto da instalação dos quiosques digitais Ike Smart City no centro da cidade, afirmou a Downtown Seattle Association. 

Os quiosques Ike Smart City fornecem informações essenciais sobre orientação e trânsito, além de apoiar empresas locais e gerar recursos para programas comunitários. 

https://www.smartcitiesworld.net/citizen-engagement/seattle-takes-first-step-to-siting-interactive-digital-kiosks

FreeNow expande presença no Reino Unido com lançamento em Coventry: 

Os passageiros de Coventry podem visualizar a tarifa inicial antes de confirmar a viagem e acompanhar a chegada do motorista em tempo real usando o aplicativo FreeNow. 

A empresa europeia de multimobilidade está em parceria com a empresa local Lewis Taxis para permitir que os passageiros da cidade do Reino Unido reservem um táxi usando o aplicativo FreeNow. 

https://www.smartcitiesworld.net/road-travel/freenow-expands-uk-footprint-with-coventry-launch-11581

Laboratório de vida urbana inteligente será criado em Luxemburgo: 

O objetivo mais amplo do consórcio é demonstrar como as cidades europeias podem construir comunidades mais inteligentes e conectadas por meio de inovação em infraestrutura escalável e eficiente. 

A iniciativa SmartSpires, de € 3,1 milhões, implantará pelo menos três torres inteligentes equipadas com 5G, IA, tecnologia de ponta e IoT para dar suporte a casos de uso inovadores no campus. 

https://www.smartcitiesworld.net/4g-and-5g/smart-city-living-lab-to-be-created-in-luxembourg

Raleigh lança ferramenta online para aprimorar o estacionamento ADA: 

Usando a pesquisa online iAccess, as pessoas podem dar feedback sobre a acessibilidade das vagas de estacionamento no centro de Raleigh. 

O programa ajudará pessoas com deficiência a compartilhar suas experiências com estacionamentos adaptados e espaços públicos, tornando Raleigh um lugar mais acolhedor para todos. 

https://www.smartcitiesworld.net/inclusivity/raleigh-launches-online-tool-for-enhancing-ada-parking

Como a tecnologia geoespacial está ajudando o National Trust a restaurar a natureza: 

O trabalho incluiu a criação de turfeiras, prados, zonas úmidas, bosques e pântanos salgados nos 1.000 milhas quadradas de propriedades do National Trust. 

A tecnologia da Esri UK ajudou a organização a superar uma de suas ambiciosas metas de conservação: criar ou restaurar 25.000 hectares de habitats para a vida selvagem. 

https://www.smartcitiesworld.net/climate-action/how-geospatial-tech-is-helping-the-national-trust-to-restore-nature-11585

Começam as obras de moradias acessíveis com emissões líquidas zero em Bristol: 

Projetos da CGI para as casas na Hollister’s Drive, um dos cinco terrenos em desenvolvimento em Bristol. 

O projeto pioneiro é liderado pela construtora de moradias sociais e acessíveis Edaroth, como parte de seu envolvimento no desafio Cidades Inteligentes Climáticas da ONU Habitat. 

https://www.smartcitiesworld.net/residential-buildings/work-begins-on-affordable-net-zero-homes-for-bristol-11586

Cidade de Burleson concede US$ 1,7 milhão em plano de gerenciamento de tráfego: 

A Iteris fornecerá detecção avançada, rastreamento e precisão na classificação de veículos, pedestres e ciclistas, bem como exibição de vídeo em HD para o centro de gerenciamento de tráfego. 

De acordo com os termos, a Iteris está instalando e integrando hardware, software e infraestrutura de comunicação para detecção de semáforos em toda a cidade. 

https://www.smartcitiesworld.net/road-travel/city-of-burleson-awards-17m-traffic-management-plan-11587

San José lança estratégia de dados em toda a cidade para promover equidade e inovação: 

A estratégia apoia prioridades essenciais, como resposta à falta de moradia, orçamento baseado em desempenho e uso responsável de tecnologias emergentes, como IA. 

O princípio fundamental de dados como serviço facilita o acesso, o compartilhamento e o uso de dados de alta qualidade pelos departamentos para aprimorar a coordenação dos serviços. 

https://www.smartcitiesworld.net/data-management-software/san-jose-launches-citywide-data-strategy-to-promote-equity-and-innovation

1Energy desenvolverá rede de aquecimento de baixo carbono em Oxford: 

Oxford possui mais de 1.500 edifícios tombados pela cidade, então o desafio da descarbonização para Oxford é muito mais difícil do que para muitas outras cidades. 

A rede será alimentada por 20 MW de capacidade de bomba de calor de fonte hídrica e fornecerá aquecimento de baixo carbono para vários edifícios históricos do setor público de Oxford. 

https://www.smartcitiesworld.net/climate-action/1energy-to-develop-low-carbon-heat-network-in-oxford-11590

Gibraltar implementa ferramenta de simulação para edifícios com emissões líquidas zero: 

A natureza do denso tecido urbano de Gibraltar significa que há uma área de telhado limitada para painéis solares. 

A ferramenta de modelagem do IES fornecerá uma visão granular sobre edifícios com consumo de energia zero em um dos países europeus com maior restrição de espaço e maior dependência de ar-condicionado. 

https://www.smartcitiesworld.net/climate-action/gibraltar-deploys-simulation-tool-for-net-zero-buildings-11591

Gibraltar implementa ferramenta de simulação para edifícios com emissões líquidas zero: 

A natureza do denso tecido urbano de Gibraltar significa que há uma área de telhado limitada para painéis solares. 

A ferramenta de modelagem do IES fornecerá uma visão granular sobre edifícios com consumo de energia zero em um dos países europeus com maior restrição de espaço e maior dependência de ar-condicionado. 

https://www.smartcitiesworld.net/climate-action/gibraltar-deploys-simulation-tool-for-net-zero-buildings-11591

Detroit usa drones para promover edifícios públicos com eficiência energética: 

Michigan criou um campo de testes real para operações de drones de última geração na Michigan Central. 

A Lamarr.AI, a Michigan Central e a Newlab estão lançando um piloto de inspeção com drones para identificar oportunidades para operações de edifícios municipais com eficiência energética. 

https://www.smartcitiesworld.net/municipal-buildings/detroit-uses-drones-to-advance-energy-efficient-public-buildings-11592

Lançamento do navegador Metaverso para a internet espacial: 

O navegador visa conectar usuários com conteúdo 3D dentro de um único ecossistema em locais virtuais e físicos, abrangendo cidades inteligentes, gêmeos digitais e muito mais. 

Qualquer indivíduo ou empresa poderá experimentar e construir espaços ou serviços livremente com ferramentas de terceiros, ao contrário de outras plataformas 3D isoladas. 

https://www.smartcitiesworld.net/ai-and-machine-learning/metaverse-browser-launches-for-the-spatial-internet

Sistema de serviços de emergência de última geração revelado na VivaTech 2025: 

Na França, os desastres naturais quintuplicaram em 15 anos, com dois terços dos municípios provavelmente enfrentando algum tipo de desastre natural de grande porte. 

O Vision 4rescue é um sistema de tecnologia interconectada, incluindo drones, mobiliário urbano e veículos elétricos, que visa aumentar a eficiência dos serviços de resgate e emergência. 

https://www.smartcitiesworld.net/news/next-gen-emergency-services-system-unveiled-at-vivatech-2025-11595

Nova ferramenta de IA para melhor detecção e insights sobre carregamento de veículos elétricos: 

O EV Analytics detecta a presença de veículos elétricos e estima eventos de carga de Nível 1 e Nível 2. 

A ferramenta de análise é a primeira de um conjunto de soluções de software Sense, projetadas para atender às necessidades de eletrificação de serviços públicos e confiabilidade da rede elétrica a partir da borda. 

https://www.smartcitiesworld.net/ai-and-machine-learning/new-ai-tool-for-improved-ev-vehicle-detection-and-charging-insights

Por que as florestas urbanas são essenciais para a resiliência climática: 

Os autores de “Florestas Urbanas como Escudos Climáticos” defendem uma reformulação sistêmica da silvicultura urbana no planejamento e nas políticas urbanas. 

Os autores de um novo relatório apresentam as florestas urbanas como “escudos climáticos” e pedem que sejam reclassificadas de comodidades para infraestrutura essencial. 

https://www.smartcitiesworld.net/climate-action/why-urban-forests-are-critical-to-climate-resilience-11597

Nvidia lança projeto para IA de cidades inteligentes: 

A plataforma fornece o conjunto de software necessário para acelerar o desenvolvimento e o teste de agentes de IA em gêmeos digitais fisicamente precisos de cidades. 

A plataforma permite que os desenvolvedores criem gêmeos digitais fotorrealistas de cidades prontos para simulação para construir e testar agentes de IA que podem ajudar a otimizar as operações da cidade. 

https://www.smartcitiesworld.net/ai-and-machine-learning/nvidia-launches-blueprint-for-smart-city-ai

Tallinn concede € 145.000 para o desenvolvimento de soluções para cidades inteligentes: 

A Paul-Tech recebeu € 28.500 pelo seu serviço de estação de solo no desafio Tallinnovation. 

As soluções vencedoras na competição deste ano incluem a melhoria da eficiência energética e do clima interno dos edifícios, bem como a otimização da manutenção da vegetação urbana. 

https://www.smartcitiesworld.net/news/tallinnn-grants-145000-for-progress-of-smart-city-solutions-11608

Archer arrecada US$ 850 milhões após ordem executiva da eVTol da Casa Branca: 

Aeronave Midnight da Archer em suas instalações na Califórnia; será apresentada no Paris Air Show na próxima semana. 

A empresa de mobilidade aérea urbana Archer Aviation acredita que a colaboração entre setores será a chave para o sucesso do programa piloto de integração do eVTol. 

https://www.smartcitiesworld.net/air-travel/archer-raises-850m-following-whitehouse-evtol-executive-order-11609

Gênova selecionada para projeto europeu de gerenciamento de tráfego por IA: 

Gênova acolhe com satisfação a oportunidade de fazer parte do Projeto Hafnia, que permitirá que desenvolvedores acessem dados de vídeo fundamentais para o treinamento de novos modelos de IA Vision. 

Após o lançamento nos EUA, a Milestone está implementando o Projeto Hafnia na cidade italiana de Gênova, que utiliza o Nvidia Omniverse Blueprint para IA de Cidades Inteligentes. 

https://www.smartcitiesworld.net/ai-and-machine-learning/genoa-selected-for-european-ai-traffic-management-project

Reino Unido lança academia de habilidades digitais para autoridades locais: 

A academia foi projetada para fornecer às autoridades locais as capacidades necessárias para liderar mudanças, usar dados de forma mais eficaz e gerar melhores resultados para pessoas e lugares. 

A Adept Digital Academy responde diretamente aos desafios da liderança local, desde ações climáticas e infraestrutura até crescimento inclusivo e implementação digital. 

https://www.smartcitiesworld.net/ai-and-machine-learning/uk-launches-digital-skills-academy-for-local-authorities

Marco de Milão será transformado em projeto de eficiência energética: 

O Pirelli 35 mostra como edifícios podem ser modernizados para atingir as metas de zero emissões líquidas da Europa até 2030, mantendo, ao mesmo tempo, seu patrimônio arquitetônico. 

O edifício Pirelli 35, com 65 anos de existência, visa reduzir o consumo de energia em aproximadamente 60% e as emissões de CO₂ em 2.000 toneladas anualmente. 

https://www.smartcitiesworld.net/commercial-buildings/milan-landmark-to-be-transformed-into-energy-efficient-blueprint-11612

Serviço de monitoramento ao vivo lançado para provedores de transporte público: 

A Visualização de Mapa ao Vivo no Optibus Control oferece visibilidade em tempo real da localização do veículo e das métricas de desempenho. 

O Control from Optibus é uma solução modular em nuvem que combina visibilidade em tempo real com ferramentas inteligentes de tomada de decisão para monitorar e adaptar os serviços instantaneamente. 

https://www.smartcitiesworld.net/road-travel/live-monitoring-service-launched-for-public-transport-providers-11613

Cingapura continua seu esforço para acelerar a adoção responsável da IA: 

Dez setores diferentes estiveram envolvidos no Piloto Global de Garantia de IA de Singapura, incluindo o setor público, finanças, saúde e RH. 

A cidade-estado insular revelou insights de seu Piloto Global de Garantia de IA e está prestando consultoria para um kit inicial de testes para aplicações de IA generativa. 

https://www.smartcitiesworld.net/ai-and-machine-learning/singapore-continues-drive-to-accelerate-responsible-ai-adoption

Projeto de construção de materiais reutilizados em Helsinque está quase concluído: 

As lições aprendidas com o edifício de serviços e armazéns reutilizado na Ilha de Mustikkamaa serão utilizadas em outros projetos de construção na Finlândia no futuro. 

https://www.smartcitiesworld.net/municipal-buildings/helsinki-reused-materials-building-project-nears-completion-11618

Os Scorecards de Ação Climática do Conselho indicam um progresso lento rumo a carbono zero: 

Os Scorecards de Ação Climática dos Conselhos fornecem insights sobre o que os conselhos podem fazer para reduzir as emissões de carbono, diminuir as contas de energia dos moradores, proteger os espaços verdes e oferecer melhor transporte público. 

A Climate Emergency UK apela ao Governo do Reino Unido para que torne a ação climática um dever legal totalmente financiado para todos os conselhos do Reino Unido, a fim de remover as barreiras nacionais que enfrentam. 

https://www.smartcitiesworld.net/climate-action/council-climate-action-scorecards-indicate-slow-progress-to-net-zero-11616

Santa Monica lança plataforma de compras de última geração: 

A plataforma está otimizando as operações de compras e aumentando a transparência na cidade de Santa Monica. 

Projetada para modernizar a forma como os governos compram, a plataforma G-Commerce da Glass representa um marco importante na transformação digital da cidade de Santa Monica. 

https://www.smartcitiesworld.net/news/santa-monica-launches-next-gen-procurement-platform-11619

Mumbai combate congestionamento com balsas elétricas: 

A frota de balsas Candela P12 formará o núcleo da rede de transporte elétrico de Mumbai. 

A JalVimana adquiriu e operará uma frota inicial de 11 balsas hidrofólio elétricas Candela P-12 nas hidrovias da cidade, com planos de expansão significativa. 

https://www.smartcitiesworld.net/sea-travel/mumbai-tackles-congestion-with-electric-ferries-11625

Fundo Ofwat destaca o papel da natureza na resolução dos desafios da água: 

As soluções incluem iniciativas de ciência cidadã que integram sistemas de drenagem sustentáveis (SuDs) em bairros urbanos. 

Um fundo de £ 600 milhões investe em projetos que veem empresas de água colaborando com inovadores intersetoriais para fornecer soluções para os maiores desafios do setor hídrico. 

https://www.smartcitiesworld.net/water/ofwat-fund-spotlights-natures-role-in-solving-water-challenges-11623

Arup e Autodesk se unem para enfrentar o desafio do carbono durante toda a vida útil: 

A colaboração da indústria é fundamental para acelerar o desenvolvimento de soluções sustentáveis no ambiente construído. 

A Arup traz sua expertise técnica em gerenciamento de dados de carbono ao longo da vida útil, com a Autodesk buscando usar isso para desenvolver soluções de gerenciamento de carbono para o ambiente construído. 

https://www.smartcitiesworld.net/news/arup-and-autodesk-team-to-address-whole-life-carbon-challenge-11624

Aceleradora anuncia as 100 principais startups de cidades inteligentes para 2025: 

O Desafio de Resiliência QBE AcceliCITY 2025 continua focado em transformar ideias em ação, com 100 startups selecionadas para a próxima fase. 

Inovadores de todo o mundo foram escolhidos para participar do Desafio de Resiliência QBE AcceliCITY 2025, abordando os desafios urbanos mais urgentes do mundo. 

https://www.smartcitiesworld.net/resilience/accelerator-announces-top-100-smart-city-startups-for-2025

Conselho escocês lançará sandbox de descarbonização de estradas: 

O Innovation Sandbox em North Lanarkshire identificará e buscará remover as barreiras que impedem a expansão de materiais inovadores para atividades de manutenção de estradas. 

O Sandbox oferece um campo de testes dedicado para PMEs testarem soluções rodoviárias de baixo carbono de ponta, proporcionando um espaço seguro para as empresas testarem inovações. 

https://www.smartcitiesworld.net/climate-action/scottish-council-to-launch-roads-decarbonisation-sandbox-11628

Espoo pilota projeto de clima em tempo real para ciclistas e pedestres: 

O sensor meteorológico no solo é quase invisível, integrado à superfície da estrada. 

Cinco locais serão equipados com sensores e estações meteorológicas para proporcionar experiências de caminhada e ciclismo mais seguras e agradáveis em condições de inverno. 

https://www.smartcitiesworld.net/micromobility/espoo-pilots-real-time-weather-project-for-cyclists-and-pedestrians-11626

Fort Worth instalará 3.400 postes de luz movidos a energia solar: 

A iniciativa, realizada em parceria com a Fonroche Lighting, visa melhorar a segurança, a sustentabilidade e a infraestrutura comunitária em Forth Worth. 

A iniciativa, financiada por US$ 12 milhões alocados por meio da Lei do Plano de Resgate Americano, visa melhorar a segurança, a sustentabilidade e a infraestrutura comunitária em 30 bairros da cidade. 

https://www.smartcitiesworld.net/lighting/fort-worth-to-install-3400-solar-powered-streetlights-11633

Dubai RTA concede contrato multimilionário para monitorar estradas: 

A plataforma ClearGuide fornece à Dubai RTA detecção e alertas de gargalos, além de mapas dinâmicos para auxiliar na análise detalhada do tráfego por local. 

A Dubai RTA usará o software Iteris ClearGuide para transformar dados complexos de transporte em insights práticos para criar operações e planejamento mais eficientes. 

https://www.smartcitiesworld.net/road-travel/dubai-rta-awards-multi-million-contract-to-monitor-roads-11637

Parceria facilita o planejamento de viagens para traslados de aeroporto: 

O Moovit fornece aos usuários informações de chegada em tempo real para que eles saibam exatamente quando seu ônibus ou trem chegará após saírem do aeroporto. 

A parceria fortalecida permite que os passageiros da Terravision em 15 países europeus planejem e paguem por suas transferências diretamente no aplicativo Moovit. 

https://www.smartcitiesworld.net/mobility-as-a-service/partnership-eases-journey-planning-for-airport-transfers-11638

Plataforma de transporte público de IA dará suporte a balsas elétricas em Hamburgo: 

A Hadag gerencia as rotas de balsas de Hamburgo, transportando 10 milhões de passageiros anualmente por 330.000 milhas náuticas, 365 dias por ano. 

A operadora de balsas Hadag usará o Optibus para otimizar os horários das balsas elétricas nas hidrovias da cidade alemã, além de fornecer informações aos passageiros em tempo real. 

https://www.smartcitiesworld.net/sea-travel/ai-public-transport-platform-to-support-electric-ferries-in-hamburg-11640

Prefeito lança Fundo Green Roots de £ 12 milhões na Semana de Ação Climática de Londres: 

A Semana de Ação Climática de Londres oferece uma plataforma para destacar a cidade como líder climática global. 

A Semana de Ação Climática de Londres é o maior evento climático urbano da Europa e realizará mais de 700 eventos para acelerar a ação climática global e local. 

https://www.smartcitiesworld.net/climate-action/mayor-launches-12m-green-roots-fund-in-london-climate-action-week-11641

Como cidades, estados e regiões estão se saindo uma década após o Acordo de Paris?: 

O relatório “De Paris a Belém” mostra o quanto as cidades avançaram desde o acordo histórico. 

Um relatório histórico lançado em Paris conta a história de como a ação climática local é a nova esperança do movimento climático global, gerando resultados reais. 

https://www.smartcitiesworld.net/climate-action/how-are-cities-states-and-regions-delivering-a-decade-after-the-paris-agreement-11646

Ferramenta digital lançada para avaliar planos de ação climática: 

O World Green Building Council está convocando os formuladores de políticas a fortalecer os planos e políticas de construção usando sua nova ferramenta, o NDC Scorecard for Sustainable Buildings. 

https://www.smartcitiesworld.net/climate-action/digital-tool-launched-to-assess-climate-action-plans-11648

Fórum de Líderes Locais da Cop30 criado para elevar a ação climática local: 

O fórum reunirá centenas de prefeitos, governadores e líderes subnacionais no Rio de Janeiro para destacar soluções climáticas locais 

O fórum de três dias Cop30 reunirá centenas de líderes locais no Rio de Janeiro (3 a 5 de novembro) para ajudar a impulsionar a próxima década de progresso climático. 

https://www.smartcitiesworld.net/climate-action/cop30-local-leaders-forum-set-up-to-elevate-local-climate-action-11653

De cidades mais seguras a menos congestionamentos: 10 tecnologias emergentes: 

Espera-se que todas as tecnologias emergentes tenham impacto real no mundo dentro de 3 a 5 anos, abordando riscos de congestionamento, poluição, doenças e estresse climático. 

Detecção colaborativa, marca d’água generativa e baterias incorporadas em materiais estão entre as 10 tecnologias inovadoras a serem observadas, segundo um novo relatório. 

https://www.smartcitiesworld.net/news/from-safer-cities-to-less-congestion-10-emerging-technologies-11652

Pavegen apresenta o futuro da energia limpa em locais de Londres: 

O piso de energia cinética Pavegen, no número 22 de Bishopsgate, em Londres, converte passos em energia renovável em tempo real para acender LEDs. 

Três instalações icônicas espalhadas por Londres transformam movimentos cotidianos em mudanças climáticas mensuráveis durante a Semana de Ação Climática de Londres e Wimbledon. 

https://www.smartcitiesworld.net/climate-action/pavegen-showcases-future-of-clean-energy-across-london-sites-11658

Parceiros de serviços públicos gregos estabelecem bases para inteligência de ponta da rede: 

A Hedno é a única operadora de sistema de distribuição de eletricidade na Grécia. 

Utilizando o sistema de gerenciamento de dados de medidores Enterprise Edition da Itron, a Hedno afirma ter lançado uma das iniciativas de rede inteligente mais ambiciosas da região até o momento. 

https://www.smartcitiesworld.net/smart-grids/greek-utility-partners-to-lay-foundation-for-grid-edge-intelligence-11657

Quais são as principais prioridades políticas de resiliência climática das cidades? Os resultados da nossa pesquisa estão disponíveis: 

Os delegados presentes nos eventos presenciais (acima) e virtuais da Cúpula de Ação Climática das Cidades da SmartCitiesWorld foram convidados a votar nas prioridades, bem como nosso público global mais amplo. 

Agora, usaremos esses resultados como base para um comunicado em nome das cidades, que será publicado online durante o verão para obter apoio antes da Cop30 em novembro. 

https://www.smartcitiesworld.net/climate-action/what-are-cities-top-climate-resilience-policy-priorities-the-results-of-our-poll-are-in-11659

Investimento de £ 2,8 milhões para expandir o programa de qualidade do ar de Londres: 

Novos sensores de qualidade do ar foram implantados em Londres, incluindo 10 na Oxford Street e arredores. 

Este novo investimento permite que os londrinos de 24 distritos visualizem dados hiperlocais e em tempo real sobre a qualidade do ar em suas áreas e tomem medidas para combater a poluição do ar. 

https://www.smartcitiesworld.net/air-quality/28m-investment-to-expand-london-air-quality-programme-11662

Bentley Systems lança gêmeo digital para um bom desafio: 

O desafio visa proporcionar experiência prática para desenvolver profissionais preparados para a indústria, capazes de aplicar a tecnologia de gêmeos digitais para solucionar desafios do mundo real. 

O iTwin4Good visa ajudar os alunos a desenvolver soluções de gêmeos digitais, bem como a enfrentar desafios críticos da força de trabalho nos setores de infraestrutura e construção. 

https://www.smartcitiesworld.net/digital-twins/bentley-systems-launches-digital-twin-for-good-challenge

San José expande acesso à energia solar para moradores de baixa renda: 

Uma nova usina de energia no Condado de Merced e o financiamento da Comissão de Serviços Públicos da Califórnia estão permitindo que a cidade adicione novos clientes ao seu Programa de Acesso Solar. 

https://www.smartcitiesworld.net/solar-power/san-jose-expands-access-to-solar-to-lower-income-residents-11665

Nova York está no topo do ranking de “habitabilidade, amabilidade e prosperidade”: 

Nova York manteve sua posição de número um por obter altas pontuações nas três principais métricas da Resonance Consultancy. 

O relatório “America’s Best Cities 2025”, da Resonance, reflete novas realidades, incluindo pressões por acessibilidade, realocação de setores críticos e novos padrões de mobilidade. 

https://www.smartcitiesworld.net/news/new-york-ranks-top-for-liveability-lovability-and-prosperity-11666

Glasgow recebe £ 10,6 milhões em incentivo para viagens sustentáveis: 

Iniciativas como aquelas que incentivam mais caminhadas, uso de bicicletas e bicicletas no trajeto escolar receberão apoio financeiro. 

O financiamento será destinado a uma série de medidas, incluindo a construção de infraestrutura para deslocamentos ativos e a melhoria da acessibilidade de pedestres aos espaços públicos. 

https://www.smartcitiesworld.net/climate-action/glasgow-receives-106m-sustainable-travel-boost-11667

Notícias sobre Cidades Inteligentes – Maio de 2025

Arlington é a primeira cidade a testar viagens autônomas da Uber: 

Arlington deve se tornar a primeira cidade dos EUA a integrar veículos autônomos (VAs) à plataforma de transporte por aplicativo da Uber por meio de uma nova parceria estratégica plurianual com a May Mobility, uma empresa de tecnologia para veículos autônomos. 

A implementação inicial na cidade texana está prevista para o final de 2025, com planos de expansão para outros mercados dos EUA em 2026. 

Londres utiliza abordagem baseada em dados para combater a evasão de tarifas: 

A Transport for London (TfL) expandiu seus esforços para reduzir a sonegação de tarifas, aumentando sua equipe de investigadores e implementando ferramentas avançadas de análise de dados. 

No centro dessa estratégia está a Plataforma de Análise de Viagens Irregulares (ITAP), que utiliza dados de viagens e bilhetes para identificar sonegadores de tarifas e otimizar os esforços de fiscalização em toda a rede. Essa expansão não visa apenas recuperar a receita perdida, mas também melhorar a alocação de recursos e aumentar a eficiência na gestão da sonegação de tarifas nos serviços da TfL. 

Oxford transforma postes de luz em centros de conectividade: 

Oxford se tornou a primeira cidade do Reino Unido a implementar um novo modelo de infraestrutura sem fio que transforma a iluminação pública existente em centros de conectividade multioperadora. 

O projeto, liderado pela BrightSites by Signify em parceria com a Cornerstone e a Dense Air, visa oferecer suporte à conectividade 4G, 5G e IoT usando ativos já instalados, com o mínimo de interrupção visual ou física. 

Tallinn e Heidelberg unem-se para acelerar a inovação urbana: 

Tallinn e Heidelberg iniciaram uma colaboração de dois anos para testar e escalar soluções para cidades inteligentes, com base no programa Test in Tallinn, já estabelecido por Tallinn. 

A parceria permite que startups testem tecnologias inovadoras em ambientes urbanos reais, enquanto ambas as cidades compartilham expertise e infraestrutura para apoiar o desenvolvimento sustentável e focado no cidadão. 

Cidades são instadas a acelerar integração de táxis elétricos: 

A eletrificação das frotas de táxis em toda a Europa está progredindo, mas continua sendo prejudicada pelos altos custos de aquisição, infraestrutura de recarga insuficiente e redução dos incentivos governamentais, afirma um novo relatório.  

O relatório Sustainability Highlights 2024 da FREENOW destaca que, no Reino Unido, 78% dos veículos na plataforma da empresa são eletrificados, com quase 72% das viagens realizadas em veículos parcialmente eletrificados. No entanto, cidades como Brighton e Edimburgo ainda enfrentam dificuldades com a adoção mais lenta de modelos totalmente elétricos, principalmente devido aos altos custos iniciais e à redução do apoio governamental. 

Frota de Nova York é a primeira a aderir à estrutura global de segurança: 

O Departamento de Serviços Administrativos Municipais (DCAS) da Cidade de Nova York tornou-se a primeira frota municipal do mundo a adotar o Índice de Segurança Rodoviária da FIA, uma estrutura global projetada para ajudar organizações a avaliar e aprimorar o desempenho de segurança de suas frotas. 

Desenvolvido pela Fédération Internationale de l’Automobile (FIA) com o apoio da Fundação FIA, o Índice permite que as organizações avaliem sua pegada de segurança rodoviária – incluindo fatalidades e ferimentos graves envolvendo funcionários, contratados, clientes e terceiros – e implementem estratégias de longo prazo para redução de riscos. 

Uber lança serviço de deslocamento com rota fixa: 

A Uber anunciou o lançamento do Route Share, um novo serviço de transporte compartilhado com rotas fixas, projetado para oferecer deslocamentos acessíveis e previsíveis durante os horários de pico dos dias úteis. 

Revelado como parte da apresentação de produtos Go/Get 2025 da empresa, o Route Share marca o retorno da Uber às viagens compartilhadas programadas, agora estruturadas em corredores de alta demanda com partidas regulares. 

EUA revelam US$ 1,5 bilhão em subsídios para ônibus e abandonam DEI: 

O Departamento de Transportes dos EUA anunciou US$ 1,5 bilhão em subsídios federais para o transporte público, visando a expansão da fabricação de ônibus e a modernização da infraestrutura de transporte público. 

Os fundos, divididos entre o Programa de Veículos de Baixa ou Nenhuma Emissão (US$ 1,1 bilhão) e o Programa de Ônibus e Instalações de Ônibus (US$ 398 milhões), visam ajudar as agências de transporte público a adquirir veículos limpos e construir infraestrutura de apoio. 

Paris lidera o ranking de viagens urbanas adequadas para crianças: 

Paris foi classificada como a cidade mais amiga das crianças em termos de mobilidade urbana na Europa, de acordo com uma nova análise da Campanha Cidades Limpas.  

A capital francesa lidera uma lista de 36 cidades após expandir rapidamente sua infraestrutura cicloviária protegida, reduzir os limites de velocidade e implementar ruas escolares perto de escolas primárias. 

Nordeste da Inglaterra acelera inovação 5G: 

O programa 5G Innovation Region (5GIR) do Reino Unido, no nordeste da Inglaterra, garantiu um financiamento adicional de £ 1,9 milhão, juntamente com uma extensão de 12 meses para ampliar ainda mais a implantação da tecnologia 5G em setores críticos. 

Liderado pelo Conselho Municipal de Sunderland e apoiado pela Autoridade Combinada do Nordeste (NECA) e parceiros regionais, o financiamento se baseia nos £ 3,7 milhões iniciais concedidos no final de 2023 e faz parte de uma iniciativa nacional do Departamento de Ciência, Inovação e Tecnologia (DSIT). 

Edimburgo é pioneira em sistema de bilhetagem multimodal baseado em nuvem: 

Edimburgo lançou o primeiro sistema de bilhetagem multimodal e multioperador baseado em contas (ABT) da Escócia, sustentado por uma plataforma em nuvem projetada para modernizar a cobrança de tarifas e simplificar as viagens urbanas. 

A abordagem integrada da cidade reúne redes de bondes e ônibus em um único ambiente de pagamento digital e pode integrar sistemas de circuito aberto e circuito fechado tradicionais. 

O compartilhamento de bicicletas “não é um gadget climático”, diz o chefe da indústria: 

Líderes do compartilhamento de bicicletas pediram às cidades que superem a ideia de piloto e tratem as bicicletas compartilhadas como parte permanente e integrada do sistema de transporte público – e não como um complemento opcional.  

Durante o webinar “The Perfect Bike Share Scheme” da Cycling Industries Europe, figuras importantes da Lyft, Dott, nextbike e Inurba Mobility incentivaram os municípios a repensarem como os programas são administrados, financiados e integrados às políticas mais amplas de transporte e clima. 

Número de passageiros do transporte público dos EUA se recupera para 85%: 

O número de passageiros do transporte público nos Estados Unidos atingiu 85% dos níveis pré-pandemia, de acordo com novos dados divulgados pela Associação Americana de Transporte Público (APTA). 

Mas a recuperação não se resume apenas a números. O presidente e CEO da APTA, Paul Skoutelas, afirma que isso reflete uma mudança fundamental na forma como as pessoas usam o transporte público e como as agências estão evoluindo em resposta. 

Ciclismo recorde em Londres apoiado por parcerias: 

Por Rikesh Shah, Diretor Global de Mobilidade Urbana da Cities Today e ex-Chefe de Inovação Aberta da Transport for London.  

Quando se trata de abandonar o uso do carro, aumentar o número de viagens de bicicleta e atingir as ambiciosas metas de deslocamento ativo de Londres, fica claro que a maré alta realmente eleva todos os barcos. 

Joe Pregler nomeado novo CIO de Dubuque: 

Joe Pregler foi nomeado o novo Diretor de Informação (CIO) da cidade de Dubuque, após uma busca nacional. 

Pregler, que trabalha no departamento de TI da cidade desde 2001, atuou anteriormente como Diretor de Segurança de Tecnologia da Informação e assumiu como CIO interino no início deste ano, após a aposentadoria de Chris Kohlmann, CIO de longa data. 

Líder de inovação da Peachtree Corners se muda para a empresa de iluminação inteligente Juganu: 

Brandon Branham, ex-Adjunto do Administrador Municipal e Diretor de Tecnologia da Peachtree Corners, Geórgia, ingressou na empresa israelense de iluminação inteligente Juganu como Vice-Presidente de Soluções Conectadas. 

A mudança ocorre após mais de uma década no governo local, onde Branham foi uma figura-chave nos esforços da cidade para se posicionar como um verdadeiro campo de testes para tecnologias urbanas emergentes. 

Novo CIO liderará o crescimento digital de El Paso: 

A cidade de El Paso nomeou Carolyn Patrick como sua nova Diretora de Informação (CIO), onde ela liderará a transformação digital da cidade. 

Natural de El Paso com mais de 25 anos de experiência em tecnologia da informação, Patrick ocupou diversos cargos de liderança no departamento de TI da cidade. 

Nova tecnologia simplifica o processo de compras de Denver: 

A Cidade e o Condado de Denver lançaram um novo sistema digital para reformular seus processos de compras, marcando um passo significativo em seu amplo esforço para modernizar as operações da cidade por meio de tecnologia e dados. 

O Workday Strategic Sourcing, que entrou em operação em fevereiro de 2025 após um projeto iniciado em julho de 2024, centraliza as atividades de compras que antes eram gerenciadas por uma série de sistemas. 

Doze pilotos de tecnologia de trânsito são lançados em Nova York: 

Doze empresas de tecnologia dos EUA e da Europa foram selecionadas para testar novas soluções com as principais agências de transporte de Nova York, como parte do sétimo ciclo anual de inovação do Transit Tech Lab (TTL). 

Os pilotos visam ajudar as agências a testar como novas ferramentas podem melhorar o número de passageiros, as inspeções de ativos, a manutenção e o desempenho operacional. 

Cop30 e Bloomberg inauguram uma nova era de resiliência climática e crescimento econômico: 

Líderes mundiais se reunirão na cidade brasileira de Belém para a Cop30, de 10 a 21 de novembro de 2025. 

A Bloomberg Philanthropies e a Presidência da Cop30 trabalharão juntas para garantir que as NDCs capacitem e alavanquem líderes locais e recebam apoio financeiro e de capital. 

https://www.smartcitiesworld.net/climate-action/cop30-and-bloomberg-usher-new-era-of-climate-resilience-and-economic-growth-11462

Chattanooga se torna o lar do primeiro centro de computação quântica e rede dos EUA: 

O EPB Quantum Centre em Chattanooga também se concentrará em aplicações práticas inovadoras para proteger e otimizar a rede elétrica. 

Prefeitos locais elogiaram a parceria entre a EPB e a IonQ para impulsionar a economia local de Chattanooga e posicionar as comunidades na vanguarda da tecnologia quântica. 

https://www.smartcitiesworld.net/news/chattanooga-becomes-home-to-first-us-quantum-computing-and-networking-hub-11464

Edimburgo instala carregamento ultrarrápido no Terminal Oceânico: 

Estrategicamente localizado no Ocean Terminal em Edimburgo, o local conta com seis carregadores de 160 kW. 

A Source, apoiada pela SSE e TotalEnergies, revelou o hub de 12 baias, que é o primeiro de mais de 300 locais que planeja entregar nos próximos cinco anos. 

https://www.smartcitiesworld.net/electric-vehicles/edinburgh-installs-ultra-rapid-charging-at-ocean-terminal-11465

Filadélfia lança localizador e painel de controle de Wi-Fi gratuito: 

O Painel de Wi-Fi Gratuito da Filadélfia fornece aos líderes do setor os dados necessários para expandir o acesso digital em toda a Filadélfia. 

As ferramentas ajudam os moradores da Filadélfia a encontrar Wi-Fi gratuito disponível, enquanto o painel destaca as áreas onde a conectividade aprimorada é necessária para ajudar a eliminar a exclusão digital. 

https://www.smartcitiesworld.net/inclusivity/philadelphia-launches-free-wifi-finder-and-dashboard

Manchester lidera o Reino Unido em preparação para IA pelo segundo ano: 

Salford se destaca por sua banda larga rápida, alto volume de eventos de IA e forte presença na mídia e tecnologia no MediaCity. 

Manchester manteve a liderança por ter o maior número de empregos relacionados à IA em um raio de oito quilômetros e uma média de £ 77.000 em financiamento para fins de IA. 

https://www.smartcitiesworld.net/ai-and-machine-learning/manchester-leads-the-uk-in-ai-preparedness-for-second-year

Cidade de Corona avança com planos de mobilidade inteligente: 

As tecnologias permitirão que a Corona colete dados mais precisos sobre detecção e contagem de usuários de vias para diversos corredores arteriais importantes. 

A cidade da Califórnia está implementando a solução de software como serviço ClearGuide da Iteris, combinada com sensores de detecção e infraestrutura de comunicação baseada na web. 

https://www.smartcitiesworld.net/road-travel/city-of-corona-advances-smart-mobility-plans-11473

Cidades Missionárias pedem trabalho com a Ucrânia para atingir a neutralidade climática: 

A chamada está aberta a todas as cidades participantes da Missão da UE para 100 Cidades Inteligentes e Neutras em Clima. 

O Programa de Parceria SUN4Ukraine reunirá Cidades da Missão e Municípios Ucranianos emblemáticos para a troca de conhecimento e inovação compartilhada. 

https://www.smartcitiesworld.net/climate-action/mission-cities-call-to-work-with-ukraine-on-climate-neutrality-11475

Empresas se unem para tornar viagens intermunicipais mais acessíveis no Brasil: 

A integração entre o Moovit e o DeÔnibus visa trazer mais comodidade aos viajantes que planejam viagens intermunicipais em cidades brasileiras como São Paulo. 

Os brasileiros podem usar o aplicativo Moovit para planejar, comprar e utilizar transporte intermunicipal com as principais empresas de ônibus locais, e o plano é adicionar mais países em breve. 

https://www.smartcitiesworld.net/mobility-as-a-service/companies-team-to-make-intercity-travel-more-accessible-in-brazil-11476

Milton Keynes implementa rede móvel de última geração: 

A rede está ajudando a construir a reputação internacional de Milton Keynes como uma cidade inteligente. 

Além de trazer benefícios imediatos, o conselho explorará o uso da rede para fornecer conectividade aos serviços de transporte autônomo planejados. 

https://www.smartcitiesworld.net/4g-and-5g/milton-keynes-deploys-next-generation-mobile-network

Como a IA está sendo usada para projetar cidades e infraestrutura: 

A pesquisa constatou atitudes amplamente positivas em relação à IA, com quase dois terços dos entrevistados (61%) enxergando-a como uma oportunidade. 

Um relatório da Arup revela que a IA pode ajudar os projetos a cumprir o prazo e o orçamento, além de ajudar a enfrentar a crise climática, mas há preocupações sobre o domínio das grandes empresas de tecnologia no desenvolvimento da IA. 

https://www.smartcitiesworld.net/ai-and-machine-learning/how-ai-is-being-used-to-design-cities-and-infrastructure

Uber e May Mobility firmam parceria estratégica para escalar veículos autônomos: 

A May Mobility pretende implementar milhares de veículos autônomos na plataforma Uber nos próximos anos. 

Arlington foi identificada como a primeira cidade a lançar os veículos autônomos da May Mobility na plataforma Uber ainda este ano, com as empresas buscando expandir rapidamente o uso de veículos autônomos para transporte por aplicativo. 

https://www.smartcitiesworld.net/connected-and-autonomous-vehicles/uber-and-may-mobility-enter-strategic-partnership-to-scale-avs-11480

Crescimento do carregamento de veículos elétricos impedido por preocupações com a rede e escalabilidade: 

O relatório visa obter uma compreensão sólida dos desafios e prioridades mais importantes para os provedores de serviços de carregamento de veículos elétricos em um cenário de veículos elétricos em evolução. 

A implantação de plataformas inteligentes de carregamento e gerenciamento de energia de veículos elétricos dará aos CPOs e EVSPs a oportunidade de atender melhor às necessidades específicas de seus clientes em 2025. 

https://www.smartcitiesworld.net/electric-vehicles/ev-charging-growth-impeded-by-grid-and-scalability-concerns-11487

Ribeirão Preto adota Optibus para otimizar sistema de ônibus público: 

A implementação do Optibus apoiará a PróUrbano na obtenção de resultados em termos de uso da frota, eficiência da rede, confiabilidade do serviço e monitoramento mais preciso. 

A PróUrbano selecionou a solução de software de Planejamento e Programação com tecnologia de IA da Optibus para gerenciar e otimizar a rede de ônibus públicos da cidade de Ribeirão Preto. 

https://www.smartcitiesworld.net/ai-and-machine-learning/ribeirao-preto-adopts-optibus-to-optimise-public-bus-system

Emirados Árabes Unidos impulsionam operações portuárias sustentáveis com barco-piloto elétrico: 

A embarcação utiliza a tecnologia eFoiler da Artemis Technologies e representa um avanço significativo no transporte marítimo. 

A empresa marítima assinou um acordo para a compra do barco piloto EF-12, 100% elétrico, em apoio ao programa Net Zero até 2050 dos Emirados Árabes Unidos. 

https://www.smartcitiesworld.net/sea-travel/uae-boosts-sustainable-port-operations-with-electric-pilot-boat-11495

Mercado de gerenciamento inteligente de tráfego crescerá em mais de um terço: 

O mercado global de gerenciamento inteligente de tráfego deverá crescer 37% nos próximos dois anos, ante quase US$ 15 bilhões em 2025. 

A Juniper relata que o crescimento é impulsionado pela rápida urbanização em mercados emergentes e pelo foco na sustentabilidade, mas o setor precisa superar os desafios de interoperabilidade. 

https://www.smartcitiesworld.net/congestion/smart-traffic-management-market-to-grow-by-more-than-a-third-11494

Fundo para zonas de baixa emissão em Glasgow aborda exclusão digital: 

Martina Johnston-Gray e Matthew McKenzie: A Plugged In resgata dispositivos de aterros sanitários para promover a inclusão digital 

Uma instituição de caridade que recicla dispositivos doados para reutilização por quem precisa deles recebeu um incentivo de £ 50.000 do Fundo de Apoio Comunitário de Zonas de Baixa Emissão. 

https://www.smartcitiesworld.net/inclusivity/glasgow-low-emission-zone-fund-addresses-digital-divide

Dubai lança canais digitais unificados para serviços governamentais: 

A iniciativa visa simplificar o acesso a serviços para moradores, empresas e visitantes por meio de plataformas integradas e integradas. 

A iniciativa apoia a estratégia de Dubai de digitalizar a vida e fortalecer sua posição entre as três principais cidades do mundo em prestação de serviços digitais centrados no ser humano. 

https://www.smartcitiesworld.net/news/dubai-launches-unified-digital-channels-for-government-services-11501

Coral Gables reforça ainda mais as credenciais de cidade inteligente: 

Coral Gables iniciou uma série de programas de cidades inteligentes nos últimos anos e já está colhendo os frutos. 

A cidade inteligente no estado americano da Flórida, que está comemorando seu centenário, recebeu a Certificação Plena do Fórum Global da Comunidade Inteligente. 

https://www.smartcitiesworld.net/economic-development/coral-gables-further-bolsters-intelligent-city-credentials

Serviço de ônibus totalmente elétrico lançado no Vale de San Fernando: 

O serviço oferece aos moradores de Pacoima acesso a um serviço de ônibus local totalmente elétrico, mais confiável e limpo, que também promove maior acesso para todos visitarem o Vale de San Fernando. 

O serviço de ônibus Dash fornecerá transporte sustentável e acessível em Pacoima e apoiará os esforços de redução de emissões em todos os bairros de Los Angeles. 

https://www.smartcitiesworld.net/electric-vehicles/all-electric-bus-service-launched-in-san-fernando-valley-11504

Ônibus elétricos chegam à cidade de Plymouth, no Reino Unido: 

A frota completa de 50 ônibus está programada para estar nas ruas até o final do ano. 

A Plymouth Citybus está trabalhando em parceria com o Conselho Municipal de Plymouth, o Conselho da Cornualha e o Departamento de Transportes para substituir metade de sua frota por ônibus elétricos. 

https://www.smartcitiesworld.net/electric-vehicles/electric-buses-arrive-in-uk-city-of-plymouth-11505

Rabat sediará a 11ª Cúpula Global FIWARE: 

A cúpula reunirá especialistas globais em código aberto, líderes de pensamento e analistas, além de empresas, formuladores de políticas, acadêmicos e desenvolvedores marroquinos. 

A capital marroquina sediará o evento de código aberto de dois dias, que visa destacar o potencial de territórios inteligentes e sustentáveis além da Europa. 

https://www.smartcitiesworld.net/news/rabat-to-host-11th-fiware-global-summit-11507

Ilha havaiana lança sistema de pagamento de bilhetes móveis: 

Os passageiros podem gerenciar uma conta de transporte público por meio do aplicativo Kauaʻi Bus ou do portal online. 

Desenvolvido pela plataforma aberta da Masabi, o novo sistema “toque e viaje com Holomua” oferece conveniência, flexibilidade e limitação de tarifas para passageiros em toda a ilha de Kauaʻi. 

https://www.smartcitiesworld.net/mobility-as-a-service/hawaiian-island-launches-mobile-ticketing-payment-system-11506

Como Boston está usando IA para gerenciar melhor o espaço do meio-fio: 

Um trecho do mapa da rede de guias de Boston, com previsão de conclusão para maio de 2026. 

O projeto do mapa digital combinará IA, compartilhamento de informações em tempo real e experiência em planejamento para implementar soluções de gerenciamento de guias e melhoria do estacionamento. 

https://www.smartcitiesworld.net/ai-and-machine-learning/how-boston-is-using-ai-to-better-manage-its-kerb-space

Reino Unido investe mais de £ 100 milhões em projetos de aquecimento limpo: 

O Conselho Municipal Metropolitano de Sandwell está construindo uma rede de aquecimento para toda a cidade, atendendo edifícios em West Bromwich. 

Os projetos mais recentes financiados pelo Fundo Green Heat Network incluem redes de aquecimento locais no centro da cidade de Bristol, Derby, Lincoln, Sandwell e Westminster. 

https://www.smartcitiesworld.net/climate-action/uk-invests-more-than-100m-in-clean-heat-projects-11510

Moovit ajuda a fornecer mobilidade sustentável para fãs de tênis: 

A ferramenta de mobilidade guiará os usuários passo a passo, do ponto de partida até os diversos portões do Foro Itálico. 

Os fãs de tênis no torneio ATP Masters 1000 em Roma podem acessar informações sobre a viagem por meio de uma experiência ATP dedicada no aplicativo e na plataforma web do Moovit. 

https://www.smartcitiesworld.net/news/moovit-helps-provide-sustainable-mobility-for-tennis-fans-11511

Fornecedor de táxi aéreo escolhido para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos LA28: 

A Archer e a LA28 apresentarão a aeronave Midnight eVTol da empresa em Los Angeles 

A aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTol) Midnight da Archer será integrada aos Jogos LA28, transportando VIPs, fãs e participantes. 

https://www.smartcitiesworld.net/air-travel/air-taxi-provider-chosen-for-la28-olympic-and-paralympic-games-11517

Projeto de compartilhamento de dados ajuda conselhos de Londres a acelerar planos de zero líquido: 

As autoridades locais agora poderão economizar tempo e dinheiro compartilhando seus planos uma única vez, construindo uma visão geral dos planos mais amplos da capital para reduzir as emissões de carbono. 

A iniciativa da Greater London Authority e da UK Power Networks reunirá informações vitais sobre os planos de longo prazo de cada área local para descarbonização. 

https://www.smartcitiesworld.net/data-management-software/data-sharing-project-helps-london-councils-fast-track-net-zero-plans

Cidade de Nova York lança o primeiro microhub para entregas: 

Um novo microhub será inaugurado na Avenida Amsterdam com a Rua 85 Oeste, no Upper West Side. 

Os hubs são locais centrais onde caminhões de entrega podem descarregar cargas e transferi-las para meios de transporte menores e mais sustentáveis, como bicicletas de carga. 

https://www.smartcitiesworld.net/logistics/new-york-city-launches-first-microhub-for-deliveries-11521

Organizações do setor público se preparam para adotar a IA agêntica: 

Relatório revela que 45% das organizações do setor público pretendem explorar programas piloto nos próximos dois a três anos 

O relatório revela que nove em cada 10 organizações do setor público planejam explorar, testar ou implementar tecnologia de IA agêntica nos próximos dois a três anos. 

https://www.smartcitiesworld.net/ai-and-machine-learning/public-sector-organisations-prepare-to-embrace-agentic-ai

Filadélfia sedia a Mostra de Mobilidade Inteligente e Sustentável: 

Os veículos apresentados foram todos projetados para reduzir as emissões e apoiar os objetivos climáticos da região da Filadélfia. 

O evento teve como objetivo promover a colaboração entre agências públicas e inovadores privados e acelerar a transição da cidade para a mobilidade urbana sustentável. 

https://www.smartcitiesworld.net/road-travel/philadelphia-hosts-smart-and-sustainable-mobility-showcase-11527

Anunciados os vencedores do financiamento do Water Breakthrough Challenge 5: 

O skimmer holandês SandSCAPE desnata filtros internos na Holanda. 

O Water Breakthrough Challenge do Fundo de Inovação Ofwat concede mais de £ 42 milhões a soluções tecnológicas que solucionem os principais desafios do setor hídrico. 

https://www.smartcitiesworld.net/water/water-breakthrough-challenge-5-funding-winners-announced-11529

A Lime faz parceria para ser pioneira na reciclagem de terras raras: 

O acordo de reciclagem será atendido principalmente pelas instalações da Cyclic em Kingston, Ontário, e Mesa, Arizona 

A fornecedora de scooters e bicicletas elétricas está fazendo parceria com a empresa de economia circular Cyclic Materials para reciclar ímãs de terras raras de motores de veículos aposentados. 

https://www.smartcitiesworld.net/micromobility/lime-partners-to-pioneer-rare-earth-recycling-11530

Plataforma de planejamento de resiliência climática para escalar produtos baseados em IA: 

O financiamento será usado para ajudar a atender à “crescente demanda” por planejamento de resiliência e para ajudar a proteger as redes elétricas diante de futuros eventos climáticos extremos. 

https://www.smartcitiesworld.net/climate-action/climate-resilience-planning-platform-to-scale-ai-driven-products-11534

Edimburgo concorda com prioridades de 10 anos para o Plano de Mobilidade da Cidade: 

Entre as prioridades do conselho estão a redução das emissões nocivas e a redução do volume de tráfego na cidade. 

As prioridades incluem a redução do volume de tráfego na cidade e a melhoria da forma como as pessoas se deslocam pela cidade, com mais opções de viagens sustentáveis. 

https://www.smartcitiesworld.net/policymaking/edinburgh-agrees-10-year-priorities-for-city-mobility-plan

Todos a bordo para uma viagem tranquila de trem noturno pela Europa: 

A European Sleeper é uma das poucas operadoras ferroviárias internacionais privadas na Europa e lançou recentemente uma rota para Veneza. 

Passageiros da European Sleeper de Bruxelas, Amsterdã, Berlim e Praga podem planejar e pagar facilmente suas viagens diretas de trem noturno pelo aplicativo do Moovit. 

https://www.smartcitiesworld.net/mobility-as-a-service/all-aboard-for-seamless-night-train-travel-across-europe-11538

Boston expande parceria de pesquisa do Google para o Projeto Green Light: 

Boston implementou as recomendações do Google Research para otimizar 114 cruzamentos em 20 bairros. 

O projeto utiliza inteligência artificial para modelar padrões de tráfego e cria recomendações de tempo de semáforo para cruzamentos com pontos de congestionamento. 

https://www.smartcitiesworld.net/ai-and-machine-learning/boston-expands-google-research-partnership-for-project-green-light

Manila implementa plataforma de cidade inteligente para melhorar a segurança pública: 

O contrato com a Iveda marca a primeira implementação de cidade inteligente da empresa em Manila, como parte de sua iniciativa mais ampla de US$ 3 milhões para cidades inteligentes na região. 

O pedido inicial, no valor de US$ 180.000, deverá abrir caminho para uma implementação mais ampla, já que a Iveda Filipinas tem como meta investir US$ 3 milhões em iniciativas de cidades inteligentes em toda a região. 

https://www.smartcitiesworld.net/ai-and-machine-learning/manila-deploys-smart-city-platform-to-enhance-public-safety

Desbloqueando o futuro da energia limpa no Rio Tâmisa: 

O projeto aborda desafios relacionados à demanda de energia, infraestrutura e impacto na rede, ajudando a abrir caminho para embarcações com energia limpa. 

O projeto Electric Thames explora a tecnologia de conexão de embarcações à rede, que permite que barcos elétricos atuem como baterias flutuantes, devolvendo energia à rede. 

https://www.smartcitiesworld.net/climate-action/unlocking-the-future-of-clean-energy-on-river-thames-11541

Cingapura acelerará a adoção de IA e tecnologia: 

O setor de PMEs de Singapura demonstra forte adoção digital, com mais de 7.200 empresas adotando soluções integradas, baseadas em nuvem e habilitadas para IA no ano passado. 

A IMDA de Singapura está firmando parcerias com pesos pesados do setor para acelerar a adoção de tecnologias de ponta e fortalecer a resiliência cibernética com IA avançada. 

https://www.smartcitiesworld.net/ai-and-machine-learning/singapore-to-accelerate-ai-and-tech-adoption

Serviço de satélite visa manter aeroportos online durante interrupções: 

O serviço totalmente gerenciado está disponível em 130 países, oferecendo opções de conectividade primária, secundária e de emergência personalizadas para o setor de transporte aéreo. 

Um novo serviço de satélite visa ajudar aeroportos e companhias aéreas a permanecerem conectados, mesmo durante apagões e emergências. Com o lançamento dos Satélites Gerenciados da Sita, aeroportos em todo o mundo podem manter comunicação vital o tempo todo, mesmo durante apagões, desastres naturais ou nos locais mais remotos ou com infraestrutura limitada, afirma a Sita. 

https://www.smartcitiesworld.net/air-travel/satellite-service-aims-to-keep-airports-online-during-outages-11543

Barcelona criará laboratório urbano de natureza e tecnologia no rio Besòs: 

Ponte de Santa Coloma sobre o Besos em Barcelona 

O projeto GreenInCities utilizará uma mistura de ciência cidadã e ferramentas como gêmeos digitais e neurociência para promover a recuperação natural do estuário. 

https://www.smartcitiesworld.net/climate-action/barcelona-to-create-urban-laboratory-of-nature-and-tech-on-besos-river-11549

Voltpost conclui a primeira implantação pública do carregador de veículos elétricos em postes de luz em Oak Park: 

O carregador Voltpost, localizado no Park District de Oak Park, proporcionará aos moradores acesso conveniente e acessível ao carregamento. 

O Voltpost amplia o carregamento sustentável de veículos elétricos (VEs) ao adaptar postes de iluminação com uma plataforma modular de carregamento de veículos elétricos, oferecendo recursos de carregamento na calçada e em estacionamentos. 

https://www.smartcitiesworld.net/electric-vehicles/voltpost-completes-first-public-deployment-of-lamppost-ev-charger-in-oak-park-11548

Milton Keynes sediará a principal semana de tecnologia: 

A Milton Keynes Tech Week 2025 dá continuidade aos objetivos da estratégia quinquenal da cidade para tecnologia, inovação em cidades inteligentes, indústrias digitais e criativas, lançada no ano passado. 

Os eventos incluem a Competição de Robótica para Cidades Inteligentes, onde equipes universitárias de toda a Europa testarão suas habilidades em robótica em desafios do mundo real. 

https://www.smartcitiesworld.net/news/milton-keynes-to-host-flagship-tech-week-11550

Anunciados os finalistas do Desafio de Cidades Sustentáveis de Veneza, de US$ 3 milhões: 

Inscrições do mundo todo incentivam os venezianos a usar mobilidade ativa, transporte público e mobilidade compartilhada em toda a Veneza continental. 

Os finalistas da Toyota Mobility Foundation foram escolhidos por sua solução inovadora para incentivar o uso de meios de transporte existentes de baixo ou zero carbono. 

https://www.smartcitiesworld.net/news/finalists-announced-for-3m-venice-sustainable-cities-challenge-11552

Charlotte adota Plano de Ação Energética Estratégica atualizado: 

O SEAP+ se baseia no plano de 2018 e define metas ousadas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, fazer a transição para energia limpa e criar uma comunidade mais resiliente. 

https://www.smartcitiesworld.net/climate-action/charlotte-adopts-updated-strategic-energy-action-plan-11551

Canberra um passo mais perto de baterias em escala de bairro: 

As baterias serão instaladas em locais por todo o Território da Capital Australiana como parte de um teste realizado pelo Governo do Território da Capital Australiana e pela distribuidora de eletricidade Evoenergy. 

Três baterias em escala de bairro estão mais perto de serem construídas na capital australiana, Camberra, após consulta à comunidade. As baterias serão instaladas em locais por todo o Território da Capital Australiana (ACT) como parte de um teste. O Governo do ACT e a distribuidora de eletricidade do ACT, Evoenergy, trabalharão em conjunto na execução dos projetos. 

https://www.smartcitiesworld.net/batteries-and-renewables/canberra-a-step-closer-to-neighbourhood-scale-batteries-11556

Governo do Reino Unido reduz burocracia para mais pontos de recarga de veículos elétricos: 

Mais proprietários de veículos elétricos no Reino Unido com garagem devem achar mais fácil, rápido e barato instalar um ponto de recarga privado. 

O novo processo simplificado para instalar pontos de recarga para veículos elétricos públicos e privados visa ajudar mais motoristas em todo o Reino Unido a economizar até £ 1.100 por ano. 

https://www.smartcitiesworld.net/electric-vehicles/uk-government-reduces-red-tape-for-more-ev-chargepoints-11554

Düsseldorf inaugura posto de abastecimento de hidrogênio: 

O posto de abastecimento é um componente essencial da estratégia de mobilidade e proteção climática da cidade, com Düsseldorf buscando atingir a neutralidade climática até 2035. 

A tecnologia permitirá que até três veículos sejam abastecidos simultaneamente no futuro, incluindo ônibus, caminhões, carros e veículos comerciais leves. 

https://www.smartcitiesworld.net/climate-action/dusseldorf-opens-hydrogen-filling-station-11555

Colocando a IA no centro da tomada de decisões do setor público: 

A UrbanLogiq está combinando dados governamentais e do setor privado e aplicando aprendizado de máquina com informações fornecidas por especialistas no assunto. 

A UrbanLogiq está lançando duas iniciativas que visam ajudar os governos a entender o comportamento da comunidade em escala, bem como a quebrar silos de dados fragmentados. 

https://www.smartcitiesworld.net/ai-and-machine-learning/putting-ai-at-the-centre-of-public-sector-decision-making

Cidades Inteligentes com Inteligência Artificial foi tema de palestra para Lideranças Femininas

Cidades Inteligentes com Inteligência Artificial foi tema de palestra para Lideranças Femininas

Na manhã de hoje (30), a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Gestão e em parceria com a empresa Microsoft Brasil, promoveu mais um encontro de mulheres na liderança no setor público. O tema da formação foi “Transformação Digital – Cidades Inteligentes com IA”.

A formação foi ministrada por Regiane Relva Romano, Diretora de PD&I da VIP-Systems Tecnologia & Inovação e Diretora de Cidades Inteligentes da Facens, que apresentou os conceitos de Cidades Inteligentes, o Plano Nacional de IoT e o case do primeiro Sandbox de Cidades Inteligentes do Brasil – Smart Campus Facens, bem como o impacto desse projeto nas cidades.

O evento faz parte da trilha de formação do Projeto Elas SP, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Gestão, que tem como objetivos promover ações de desenvolvimento, acolhimento e fortalecimento destas representatividades, por meio de debates, workshops, vivências, podcast, troca de experiências e formações nas áreas de tecnologia e liderança.

O Projeto Elas SP também visa fortalecer a representatividade feminina nos cargos de liderança, incentivando a implementação de práticas efetivas que ampliem seu impacto no âmbito governamental.

A participação feminina nos quadros da Prefeitura de São Paulo vem ganhando espaço e os números são cada vez maiores. Atualmente, dos 130 mil servidores ativos, 97 mil são mulheres, entre as quais mais de 800 ocupam algum cargo de liderança, com responsabilidades diversas e ideias inovadoras.

Além das formações e workshops, outra ação que vem ganhando espaço é a instalação de Salas de Pontos de Afeto. Esses espaços foram idealizados para oferecer às servidoras municipais condições adequadas para a manutenção da amamentação após a licença-maternidade, oferecendo conforto e segurança na extração e armazenamento do leite materno. Ao todo, são sete salas em uso atualmente.

Fonte: https://www.linkedin.com/pulse/cidades-inteligentes-com-intelig%C3%AAncia-artificial-foi-tema-de-palestra-adsjf/

Reunião em Albertina

Reunião em Albertina

No dia 27/05/2025, a Profa. Dra. Regiane Relva Romano esteve na cidade de Albertina MG, com a Sra. Angélica Tarrasca e o Sr. Felipe da Comercial Splice. O objetivo da reunião foi apresentar a todos os Secretários do Município as oportunidades de melhoria dos indicadores na Plataforma inteli.gente do MCTI, bem como verificar quais seriam as oportunidades para a construção de um PDTCI do Município. A reunião contou com a participação do Prefeito do Município que esteve em visita na Facens e promoveu essa reunião com todo o seu Secretariado.

Banca de TCC da Turma V

Banca de TCC da Turma V

Banca de TCC da Turma V do MBA de Gestão e Inovação em Cidades Inteligentes – realizada no dia 21/05/2025, às 19h. Fizeram parte da banca o Prof. Me. Julio Ribeiro, Dra. Iara Negreiros e Me Fabian Romano. O case apresentado foi o da cidade de Santos.

Hospitalar

Hospitalar

No dia 20/05, a Profa. Dra. Regiane Relva Romano teve a oportunidade de visitar a Hospitalar, que é o mais importante evento de negócios e conteúdo de saúde na América Latina, que está em sua 31ª edição e com 33 anos de história e relevância crescente.

O evento é considerado como a principal plataforma de conexão entre os diversos setores da saúde e oferece oportunidades únicas para negócios, networking e troca de conhecimentos durante seus quatro dias intensivos.

Os números do evento são impressionantes: 80 mil visitantes, mais de 1200 expositores, 80 países visitantes e mais de 80 horas de conteúdo. Como a Facens possui uma área de Saúde, é imprescindível a atualização constante sobre tudo o que envolve esse mundo.

Cenários do Varejo 2025

Cenários do Varejo 2025

CENÁRIOS DO VAREJO, evento promovido pela CDL de Fortaleza, com apoio da Faculdade CDL e CDL Jovem, foi uma valiosa oportunidade para a troca de informações e experiências no universo do varejo. Através das apresentações de palestrantes e relatos de executivos, o público em geral teve a chance de ficar atualizado sobre as principais tendências, desafios e novidades locais, regionais, nacionais e internacionais do setor varejista.

Em 2025, a 19ª edição do Cenários do Varejo traz o propósito de ir muito além da NRF, a maior feira de varejo do mundo, proporcionando conexões, insights e experiências que inspiram.

Regiane Relva Romano foi convidada para apresentar a palestra sobre Transformação Digital e o impacto das tecnologias no varejo, partilhando informações de outros eventos como NRF, SXSW, CES e GITEX.

Deep Future Thinkers

Deep Future Thinkers

Regiane Relva Romano, uma das maiores referencias Brasileiras em smart cities, Head of Smart Cities da Facens e Pesquisadora Think Tank da ABES – Cidades Inteligentes foi a speaker da conversa da Deep Future Thinkers, no dia 13/05/2025 sobre “A vida nas smart cities em 2050!”, com a participação de Pedro M. Martins, Fundador da Deep Future Thinkers, CEO do PMhub e Dean da EABS.

Notícias sobre Cidades Inteligentes – Abril de 2025

Novo projeto lançado para aquisição de IA: 

Uma revisão radical de como as cidades adquirem IA e tecnologias emergentes é necessária, na qual os governos tratem a aquisição como um sistema dinâmico, semelhante a software, em vez de um processo rígido e burocrático, diz um novo whitepaper. 

Lançado pelo Institutional Architecture Lab (TIAL), o relatório, de autoria de Leonardo Quattrucci, professor adjunto da Sciences Po e membro sênior do Centre for Future Generations, chega enquanto as cidades lutam contra o bloqueio de fornecedores, riscos éticos de IA e mudanças tecnológicas. 

Toulouse é a primeira na Europa a permitir cripto para trânsito: 

Toulouse se tornou a primeira cidade da Europa a introduzir pagamentos em criptomoeda para transporte público. A iniciativa, lançada pela Tisséo, a operadora de transporte público, permite que os passageiros comprem bilhetes usando várias criptomoedas por meio de uma plataforma de pagamento online. 

O serviço permite que os viajantes comprem bilhetes únicos e passes para várias viagens com Bitcoin, Ethereum e outras moedas digitais suportadas. Os pagamentos são processados por meio de um provedor terceirizado, que converte imediatamente a criptomoeda em euros, garantindo que a Tisséo receba o valor exato da tarifa sem exposição à volatilidade do mercado. 

Cornell testa IA em teste de mobilidade em Chattanooga: 

Chattanooga está trabalhando com a Cornell University e outros parceiros em uma nova iniciativa para testar sistemas de mobilidade de bairros orientados por IA, projetados para melhorar a eficiência e a aceitação do transporte público.  

Financiado por uma doação de US$ 3,2 milhões do Departamento de Energia dos EUA, o projeto introduzirá centros de transporte multimodal em bairros selecionados. Essas “zonas de mobilidade” na cidade do Tennessee integrarão ônibus, shuttles sob demanda, veículos elétricos e compartilhamentos de bicicletas, coordenados por IA para recomendar rotas e modos de transporte ideais para os usuários em tempo real. 

Sevilha e Hannover vão explorar mobilidade baseada em dados com laboratório de Zurique: 

Sevilha e Hannover estão trabalhando com o Sustainable Urban Transitions Lab na ETH Zurich (foto) para explorar abordagens baseadas em dados para o planejamento de transporte urbano.  

Apoiada pela operadora de mobilidade compartilhada Bolt, a iniciativa visa avaliar redes de transporte multimodais e informar decisões de investimento em transporte público. 

Nova York mostra como é a inovação escalável: 

A cidade de Nova York está destacando o papel crescente da inovação interna com sua última rodada de homenageados do Prêmio Hayes de Inovação — servidores públicos que desenvolvem soluções baseadas em tecnologia para desafios operacionais e de serviço de longa data. 

Regulador de transportes de Portugal apoia expansão do trânsito flexível: 

Um novo relatório da entidade reguladora nacional dos transportes de Portugal, a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), apresenta provas convincentes de que o transporte público flexível (TPF) pode oferecer uma solução de mobilidade eficiente, inclusiva e adaptável – especialmente para áreas mal servidas por serviços de rota fixa. 

O estudo de 145 páginas, intitulado Serviço Público de Transporte de Passageiros Flexível em Portugal, combina análise jurídica, benchmarking internacional e supervisão direta no terreno das operações locais da TPF. 

Ontário lança o primeiro sistema de transporte sob demanda totalmente elétrico: 

A cidade de Bradford West Gwillimbury (BWG), ao norte de Toronto, lançou oficialmente o primeiro serviço de transporte público totalmente elétrico e sob demanda de Ontário.  

O novo sistema substitui os ônibus de rota fixa da BWG por um modelo responsivo que oferece serviço porta a porta por meio de um aplicativo móvel, permitindo que os moradores se desloquem para qualquer lugar da cidade com tarifas de transporte padrão. 

Bay Area aproveita direitos de passagem para crescimento de fibra: 

Cidades da Bay Area, na Califórnia, estão avançando na conectividade com a conclusão de 130 quilômetros de fibra óptica de alta capacidade como parte da Iniciativa de Banda Larga Middle-Mile da Califórnia, que visa expandir o acesso à banda larga para áreas carentes.  

A fibra óptica aumentará a conectividade em cidades como Oakland, São Francisco, Santa Clara e San José, integrando uma infraestrutura mais ampla de 355 quilômetros. Essa expansão beneficiará empresas, escolas, unidades de saúde e moradores, especialmente em comunidades que enfrentam desafios persistentes de conectividade. 

Solent utiliza dados em tempo real para regular a micromobilidade: 

Uma nova parceria entre a Solent Transport e a empresa de dados de mobilidade Vianova está usando análises em tempo real para reformular a forma como os esquemas de micromobilidade compartilhada são governados, oferecendo um modelo ao vivo para outras autoridades que se preparam para regulamentar ou expandir serviços semelhantes. 

The Solent area, covering Southampton, Portsmouth, South Hampshire, and the Isle of Wight is home to some of the highest levels of car dependency in southern England. 

Aquisição de tecnologia avança revisões de planos governamentais: 

A Accela, fornecedora de soluções de tecnologia cívica, adquiriu a ePermitHub, empresa conhecida por suas ferramentas que oferecem suporte à revisão digital de planos e gerenciamento de documentos. 

A aquisição visa fortalecer a Plataforma Cívica Accela, aprimorando os fluxos de trabalho de licenciamento e possibilitando a automação futura baseada em IA na revisão de planos. 

Trump assume o controle do desenvolvimento da Penn Station: 

A governança da reconstrução da Penn Station, em Nova York, entrou em uma nova fase, com o Departamento de Transportes dos EUA assumindo o controle federal do projeto. 

A decisão, anunciada por Sean Duffy, Secretário de Transportes, acrescentou novos desafios a um dos projetos urbanos mais acompanhados do país. 

O acesso digital é um “guardião da sobrevivência básica”, diz o CIO de Boston: 

O acesso digital em Boston não se resume mais apenas à velocidade de streaming ou à cobertura de Wi-Fi – trata-se de sobrevivência. Essa é a mensagem de Santiago “Santi” Garces, Diretor de Informação da Prefeitura de Boston, na divulgação dos resultados de sua primeira Pesquisa de Equidade Digital. 

Os resultados mostram que milhares de moradores – principalmente em comunidades de baixa renda, latinos, idosos e de moradias populares – não têm internet confiável, dispositivos ou as habilidades necessárias para navegar no mundo digital. E em uma cidade cada vez mais dependente de sistemas online para moradia, saúde e empregos, essas lacunas são mais do que inconvenientes – são barreiras sistêmicas. 

Austin reduz frota de micromobilidade, mas melhora eficiência: 

Um ano após reduzir o número de patinetes e bicicletas compartilhadas permitidas nas ruas da cidade, autoridades de Austin afirmam que o sistema mais enxuto é mais eficiente e responsivo. 

Em uma reunião do Comitê de Mobilidade da cidade, Michael Kimbro, Gerente de Programa de Serviços de Mobilidade Compartilhada da Prefeitura de Austin, apresentou dados que mostram que, mesmo com milhares de dispositivos a menos nas ruas, a cidade manteve os níveis diários de passageiros e, ao mesmo tempo, melhorou o desempenho. 

Início do teste ferroviário de baixo custo de Coventry: 

A construção da primeira linha de teste do Very Light Rail (VLR) do Reino Unido está em andamento, parte de um projeto piloto em Coventry que visa desenvolver uma alternativa de menor custo e emissão zero aos sistemas de bonde tradicionais para cidades de pequeno e médio porte. 

Cincinnati lança recompensas de transporte com EZfare: 

O Cincinnati Metro e a Autoridade de Trânsito do Norte do Kentucky (TANK) lançaram o EZfare Rewards, uma nova iniciativa de incentivo criada para incentivar o uso do transporte público. 

Disponível através do aplicativo Transit, o programa faz parte do sistema regional de bilhetagem EZfare, desenvolvido pela NEORide, um conselho de governos que representa 35 agências de transporte público em dez estados dos EUA. 

IA e multimídia transformam o Columbus 911: 

A cidade de Columbus implementou tecnologias de 911 de última geração (NG911) para aprimorar a capacidade de resposta a emergências de seus 1 milhão de moradores. A atualização inclui compartilhamento de multimídia e tradução de textos baseada em IA. 

Filadélfia usa dados abertos para impulsionar a equidade digital: 

A Filadélfia lançou duas novas ferramentas baseadas em dados abertos – o Philly Free Wi-Fi Finder e o Dashboard – para expandir o acesso gratuito à internet e impulsionar a equidade digital em toda a cidade. 

Kistine Carolan, Gerente do Programa de Dados Abertos, OIT, Cidade da Filadélfia 

San Diego adota Plano Diretor de Mobilidade baseado em dados: 

San Diego lançou seu primeiro Plano Diretor de Mobilidade (PDM), marcando uma mudança rumo a uma abordagem mais coordenada e baseada em evidências para o planejamento de transportes. 

O plano consolida mais de 10.000 projetos potenciais de mobilidade em um portfólio prioritário de quase 400, com foco em proporcionar um deslocamento mais seguro, sustentável e equitativo em toda a cidade. 

Lesões por mobilidade compartilhada diminuem, diz grupo do setor: 

Lesões envolvendo patinetes e bicicletas elétricas compartilhadas continuaram a diminuir em toda a Europa, de acordo com novos dados divulgados pela Micro-Mobility for Europe (MMfE), uma associação do setor com sede em Bruxelas que representa provedores de mobilidade compartilhada. 

Plano de ação para tornar os edifícios com emissões líquidas zero a norma: 

Relatório descobre que a falta de uma definição clara e universal de edifícios com emissão zero e a falta de políticas nacionais estão atrasando o progresso e restringindo o investimento do setor privado 

O relatório descreve um plano de ação de 12 etapas para mover o mercado em direção à entrega de edifícios com emissão zero na escala e no ritmo necessários para atingir as metas climáticas globais. 

https://www.smartcitiesworld.net/climate-action/action-plan-to-make-net-zero-buildings-the-norm-11335

O que os consumidores realmente pensam sobre cidades inteligentes e IA?: 

A pesquisa revela que os moradores acreditam que a IA já está tendo um impacto positivo na vida urbana em áreas como saúde e meio ambiente 

O relatório da Sand Technologies visa ajudar os líderes de cidades e condados a entender melhor o sentimento público sobre cidades inteligentes e inteligência artificial. 

https://www.smartcitiesworld.net/ai-and-machine-learning/what-do-consumers-really-think-of-smart-cities-and-ai

Sevilha e Hannover se unem a polo de mobilidade urbana sustentável: 

Sevilha e Hannover trabalharão com a equipe de pesquisa do Lab para otimizar os planos de extensão da infraestrutura de transporte público 

As cidades trabalharão com o Sustainable Urban Transitions Lab para conduzir estudos sobre tendências de viagens modernas e aumentar os investimentos em transporte público e centros de mobilidade. 

https://www.smartcitiesworld.net/transport-hubs/seville-and-hannover-join-sustainable-urban-mobility-hub-11344

Parceria impulsiona implantação de frotas autônomas em escala: 

A Applied EV e a Oxa visam permitir que as organizações enfrentem os desafios decisivos do setor por meio da implantação de frotas autônomas seguras e eficientes. 

https://www.smartcitiesworld.net/connected-and-autonomous-vehicles/partnership-drives-deployment-of-autonomous-fleets-at-scale-11348

Universidade Clemson faz parceria para projeto de estacionamento inteligente no campus: 

O objetivo da Clemson é fornecer um ambiente de campus positivo e uma experiência de estacionamento para alunos, funcionários e visitantes 

Trabalhando com a Eleven-X, ela visa melhorar a experiência de estacionamento para 29.000 alunos instalando mais de 10.000 sensores sem fio em vagas de estacionamento individuais. 

https://www.smartcitiesworld.net/analytics/clemson-university-partners-for-campus-smart-parking-project

Ação climática da TfL validada por metas baseadas na ciência: 

A iluminação LED na estação Kings Cross produz mais luz enquanto consome menos energia 

A iniciativa Science Based Targets diz que as metas de redução de emissões de curto e longo prazo e de zero líquido da TfL estão alinhadas com a limitação do aquecimento global a 1,5 graus. 

https://www.smartcitiesworld.net/climate-action/tfls-climate-action-validated-by-science-based-targets-11351

Uber e WeRide fazem parceria para levar veículos autônomos para Dubai: 

A WeRide se tornou a primeira provedora de AV a garantir a licença nacional dos Emirados Árabes Unidos para veículos autônomos em vias públicas em julho de 2023 

Faz parte da Estratégia de Transporte Autônomo do emirado que visa transformar 25 por cento de todas as viagens na cidade em autônomas até 2030. 

https://www.smartcitiesworld.net/connected-and-autonomous-vehicles/uber-and-weride-partner-to-bring-autonomous-vehicles-to-dubai-11353

Uber Eats faz parceria para entrega autônoma em Dallas-Fort Worth: 

Os robôs Serve começaram a operar nos bairros Uptown de Dallas-Fort Worth 

Eles estão trabalhando com a empresa autônoma de entregas na calçada Serve Robotics para entregar nos bairros de Pearl, State Thomas, West Village e South Routh. 

https://www.smartcitiesworld.net/connected-and-autonomous-vehicles/uber-eats-partners-for-autonomous-delivery-in-dallas-fort-worth-11357

Sacramento implementa sistema de toque para viagem: 

Os passageiros podem embarcar nos ônibus e veículos de transporte coletivo SacRT tocando em um validador de tarifas Kuba. 

O Distrito de Trânsito Regional de Sacramento está implementando o sistema de pagamento de circuito aberto sem contato Tap2Ride inicialmente em ônibus e no transporte coletivo SacRT GO. 

https://www.smartcitiesworld.net/mobility-as-a-service/sacramento-deploys-tap-to-ride-system-11359

Empresa Robotaxi obtém licença para testes autônomos em Luxemburgo: 

A Pony.ai visa ajudar Luxemburgo a acelerar a inovação de direção autônoma e integrar tecnologias de direção autônoma em uma rede de transporte de última geração 

Sob a licença, a Pony.ai iniciará testes de direção autônoma de Nível 4 na estrada em colaboração com o provedor de soluções de mobilidade de Luxemburgo, Emile Weber. 

https://www.smartcitiesworld.net/connected-and-autonomous-vehicles/robotaxi-company-obtains-permit-for-autonomous-testing-in-luxembourg-11361

Iveda pretende reduzir o tempo de implantação de cidades inteligentes com plataforma de IA: 

A Iveda afirma que sua atualização mais recente visa enfrentar os maiores desafios em implantações em larga escala com descoberta automatizada de câmeras. 

A análise automatizada de cenas e a configuração de câmeras da IvedaAI permitem que organizações e governos escalem algumas câmeras para redes massivas em tempo recorde. 

https://www.smartcitiesworld.net/ai-and-machine-learning/iveda-aims-to-cut-smart-city-deployment-time-with-ai-platform

Estocolmo expande serviço de balsa elétrica: 

O Candela P-12 combina propulsão elétrica com tecnologia de hidrofólio. 

A popularidade do Nova se deve à redução do tempo de viagem entre Tappström e a Prefeitura de Estocolmo para 30 minutos, em comparação com cerca de uma hora de carro ou ônibus. 

https://www.smartcitiesworld.net/sea-travel/stockholm-expands-electric-ferry-service-11364

Belfast oferece um vislumbre do turismo futuro: 

O evento de tecnologia imersiva marcou o fim da segunda fase da competição industrial Augment the City, em Belfast. 

A equipe de inovação do conselho organizou um evento mostrando como tecnologias imersivas, incluindo RA e RV, podem aprimorar as atrações turísticas do futuro. 

https://www.smartcitiesworld.net/cultural-space/belfast-provides-glimpse-of-future-tourism-11365

Rede de aquecimento distrital de baixo carbono de Cardiff está quase concluída: 

A rede de aquecimento abastece uma série de edifícios na Baía de Cardiff, incluindo o Wales Millennium Centre. 

A rede faz parte da iniciativa One Planet Cardiff, do Conselho de Cardiff, em resposta às mudanças climáticas, e abastecerá uma série de edifícios na Baía de Cardiff, incluindo o Senedd. 

https://www.smartcitiesworld.net/climate-action/cardiff-low-carbon-district-heat-network-nears-completion-11398

Bentley e Google fazem parceria para melhorar a análise de ativos: 

O Blyncsy da Bentley pode ser usado com imagens do Google Street View para detectar problemas e problemas nas estradas, desde buracos e condições da pintura de faixas de pedestres até placas de trânsito e semáforos. 

A empresa de software de engenharia de infraestrutura usará o Imagery Insights do Google Maps para ajudar as cidades a detectar e analisar rapidamente as condições das estradas. 

https://www.smartcitiesworld.net/ai-and-machine-learning/bentley-and-google-partner-to-improve-asset-analytics

Patrizia lança nova empresa de infraestrutura inteligente: 

A CiviSmart gerencia mais de 380.000 pontos de iluminação em 200 municípios na Itália. 

Em um marco para o Fundo de Infraestrutura para Cidades Inteligentes (SCIF), a CiviSmart reúne as três operadoras de iluminação inteligente de Ottima, Selettra e Atlantico. 

https://www.smartcitiesworld.net/lighting/patrizia-launches-new-smart-infrastructure-company-11407

Sistema de trânsito com roteamento inteligente implantado em Ontário: 

A Argo, o Conselho de BWG e parceiros regionais estão desenvolvendo um modelo de transporte que visa conectar pessoas a oportunidades e estabelecer um padrão para cidades em todo o mundo. 

O sistema em Bradford West Gwillimbury afirma ser uma nova categoria de mobilidade urbana, permitindo que os passageiros solicitem uma viagem perto de casa por uma tarifa padrão. 

https://www.smartcitiesworld.net/mobility-as-a-service/smart-routing-transit-system-deployed-in-ontario-11408

CEEC revela projeto de futura cidade inteligente na Expo Mundial 2025: 

CEEC revela projeto de cidade do futuro na Expo 2025, impulsionando a sustentabilidade global 

A exposição Smart Future City é centrada em um desenvolvimento de cidade do futuro integrado por oito redes, enfatizando imersão, interatividade e engajamento. 

https://www.smartcitiesworld.net/news/ceec-unveils-future-smart-city-blueprint-at-world-expo-2025-11411

Empresas se unem para fornecer inteligência na ponta: 

A plataforma Aicon Edge será implantada em todo o portfólio global de projetos de infraestrutura inteligente da BroadSat. 

A Blaize e a BroadSat visam transformar torres de telecomunicações e transmissão em nós de computação de ponta inteligentes com tecnologia de IA para entrega global de vídeos e dados em tempo real. 

https://www.smartcitiesworld.net/ai-and-machine-learning/companies-team-to-deliver-intelligence-at-the-edge

TfL atualizará telas de informações para passageiros em tempo real: 

A atualização do display está alinhada ao compromisso da TfL com a sustentabilidade e a eficiência operacional. 

A iniciativa visa modernizar a rede de displays digitais do Transport for London e melhorar a satisfação dos passageiros com atualizações de viagens mais precisas e oportunas. 

https://www.smartcitiesworld.net/road-travel/tfl-to-upgrade-real-time-passenger-information-displays-11414

Lime firma acordo de reciclagem de baterias em fim de vida útil: 

A Redwood Materials trabalhará com a Lime para recuperar e reciclar materiais essenciais das baterias em fim de vida útil da fornecedora de bicicletas e patinetes elétricos. 

A empresa trabalhará com a Redwood Materials como parceira de reciclagem para as cidades onde opera nos EUA, Alemanha e Holanda. 

https://www.smartcitiesworld.net/smart-waste/lime-enters-end-of-life-battery-recycling-agreement-11415

San José inaugura a primeira estação regional de tratamento de águas pluviais verdes: 

A instalação de 5,2 acres, localizada no norte de San José, serve como o primeiro projeto regional de infraestrutura verde para águas pluviais da cidade. 

O Jardim de Águas Pluviais demonstra que a infraestrutura verde pode atender à conformidade regulatória, promover metas de sustentabilidade e oferecer espaço ao ar livre para uso da comunidade. 

https://www.smartcitiesworld.net/climate-action/san-jose-unveils-first-regional-green-stormwater-facility-11416

Veículos autônomos operarão na Market Street de São Francisco: 

A Waymo afirmou que os moradores de São Francisco adotaram os veículos em suas vidas diárias desde seu lançamento comercial na cidade em 2023. 

A especialista em veículos autônomos Waymo começará a mapear o corredor nos próximos dias, com um serviço de passageiros previsto para ser lançado ainda neste verão. 

https://www.smartcitiesworld.net/connected-and-autonomous-vehicles/autonomous-vehicles-to-operate-on-san-franciscos-market-street-11417

Tóquio prepara o terreno para serviço de táxi autônomo: 

A Waymo e seus parceiros estão realizando um exercício de mapeamento 3D para preparar as ruas de Tóquio para veículos autônomos. 

A plataforma de táxi local Go e a empresa de táxi Nihon Kotsu estão trabalhando com a empresa de veículos autônomos Waymo para implantar carros autônomos na capital japonesa. 

https://www.smartcitiesworld.net/connected-and-autonomous-vehicles/tokyo-prepares-the-ground-for-autonomous-taxi-service-11420

Ferramenta GenAI visa agilizar processos do setor público: 

Ferramentas de IA estão surgindo para ajudar a otimizar uma série de tarefas no setor público. 

A solução proprietária da Authorium, pioneira e baseada em IA, visa reduzir a carga de geração de declarações de trabalho de alta qualidade para o setor público. 

https://www.smartcitiesworld.net/ai-and-machine-learning/genai-tool-aims-to-streamline-public-sector-processes

Peachtree Corners integra-se com a tecnologia Nvidia para expandir os recursos da cidade inteligente: 

O Curiosity Lab está expandindo sua infraestrutura com computação acelerada da Nvidia para dar suporte a um ecossistema crescente de soluções para cidades inteligentes. 

A tecnologia será combinada com a solução de gerenciamento de tráfego do ecossistema do Curiosity Lab para aprimorar os recursos de IA em tempo real e computação de ponta. 

https://www.smartcitiesworld.net/ai-and-machine-learning/peachtree-corners-integrates-with-nvidia-tech-to-expand-smart-city-capabilities

Armazenamento de bateria conectado no London Gatwick Electric Forecourt: 

As baterias no Gatwick Electric Forecourt atendem à demanda local dos carregadores e do edifício, além de fornecer serviços de rede para a rede elétrica. 

Duas baterias de 3,6 megawatts foram conectadas à rede de distribuição da UK Power Networks e podem fornecer energia para todo o local por três horas em plena capacidade. 

https://www.smartcitiesworld.net/batteries-and-renewables/battery-storage-connected-at-london-gatwick-electric-forecourt-11422

Tallinn define regras para veículos leves e micromobilidade: 

No centro da cidade, o estacionamento só é permitido em áreas designadas, com localizações determinadas pelo Conselho de Transportes de Tallinn. 

Regras mais rígidas se aplicam aos requisitos de sinalização de veículos, estacionamento e velocidade, e visam garantir a segurança de pedestres, especialmente crianças e idosos. 

https://www.smartcitiesworld.net/micromobility/tallinn-sets-out-rules-for-light-vehicles-and-micromobility-11425

Incubadora do Wells Fargo anuncia pilotos do Scalable Tech Track: 

A Universidade do Colorado em Boulder está implementando a tecnologia avançada de janelas da Inovues em um dos projetos piloto. 

O programa visa abordar as barreiras do lado da demanda para a adoção de tecnologias energéticas, apoiando projetos piloto de grande escala e alto impacto em diversas indústrias e setores. 

https://www.smartcitiesworld.net/climate-action/wells-fargo-incubator-announces-scalable-tech-track-pilots-11424

Cidade de Hogansville implantará infraestrutura de cidade inteligente: 

Os postes inteligentes combinarão semáforos e postes de rua com tecnologia IoT avançada, fornecendo controle de iluminação, wi-fi público, CFTV e monitoramento ambiental. 

https://www.smartcitiesworld.net/lighting/city-of-hogansville-to-deploy-smart-city-infrastructure-11426

Plataforma de infraestrutura visa acelerar desenvolvimento de projetos estratégicos: 

A joint venture Gridora buscará acelerar a entrega de grandes projetos nos Emirados Árabes Unidos e globalmente. 

A Gridora colaborará com parceiros especializados e provedores de capital para promover a entrega de projetos estratégicos de infraestrutura em nível nacional e internacional. 

https://www.smartcitiesworld.net/news/infrastructure-platform-aims-to-speed-development-of-strategic-projects-11431

Oxford aumenta a conectividade com a implantação de pequenas células em toda a cidade: 

A implantação de células pequenas na iluminação pública em Oxford aumenta a conectividade e reduz a necessidade de infraestrutura adicional. 

A tecnologia de células pequenas está sendo integrada à iluminação pública na cidade do Reino Unido para transformar a infraestrutura urbana em uma rede sem fio escalável e multioperadora. 

https://www.smartcitiesworld.net/4g-and-5g/oxford-boosts-connectivity-with-citywide-small-cell-deployment

Dubai RTA implementará solução de IA generativa para gerenciamento de tráfego: 

A solução de sistemas de transporte inteligentes baseados em IA de última geração da Nota AI pode analisar ambientes rodoviários complexos. 

A Autoridade de Estradas e Transportes de Dubai implementará o Nota Vision Agent da Nota AI, que utiliza modelos de linguagem de visão para identificar perigos em ambientes rodoviários complexos. 

https://www.smartcitiesworld.net/ai-and-machine-learning/dubai-rta-to-deploy-generative-ai-solution-for-traffic-management

Canberra inaugura o maior depósito de ônibus elétricos da Austrália: 

A estação de ônibus de Woden, em Canberra, também foi projetada para suportar o carregamento futuro por painéis solares. 

A entrega da estação de ônibus de Woden e de mais ônibus elétricos faz parte do plano do Governo da ACT de operar uma frota de ônibus com emissão zero até 2040. 

https://www.smartcitiesworld.net/electric-vehicles/canberra-opens-australias-largest-electric-bus-depot-11440

Agências de trânsito dos EUA lançam programa de recompensas: 

Com o EZfare Rewards, os passageiros podem ganhar pontos simplesmente usando o transporte público e compartilhando feedback sobre sua experiência no aplicativo Transit. 

A NeoRide está colaborando com os parceiros do setor Masabi e Velocia para introduzir um programa de recompensas para passageiros no maior sistema regional de bilhetagem dos EUA. 

https://www.smartcitiesworld.net/mobility-as-a-service/us-transit-agencies-launch-rewards-programme-11441

O Conselho de Kingston trabalha com a Boldyn para aumentar a conectividade: 

O projeto Kingston faz parte do programa Connected London, do prefeito de Londres, para melhorar a conectividade digital em todos os distritos londrinos. 

A Boldyn instalará cabos de fibra óptica, melhorando o acesso à internet para empresas e moradores locais, além de aprimorar serviços como o sistema de CFTV do distrito. 

https://www.smartcitiesworld.net/fibre-networks/kingston-council-works-with-boldyn-to-boost-connectivity

Dez projetos solares entram em operação na Pensilvânia: 

Inauguração da usina Aspen Solar do Condado de Mercer, uma das 10 novas usinas na Pensilvânia. 

As usinas da Aspen Power têm capacidade combinada de 42,5 megawatts, o suficiente para abastecer 8.500 residências por ano e gerar renda de aluguel para proprietários de terras locais. 

https://www.smartcitiesworld.net/solar-power/ten-solar-projects-go-live-in-pennsylvania-11446

Campi universitários de Minnesota lançam serviço de transporte sob demanda: 

O serviço visa aprimorar a mobilidade nos campi das faculdades localizadas em Northfield e Dundas, com planos de atender também outros campi corporativos no futuro. 

A parceria com a TRC visa aprimorar a mobilidade nos campi das faculdades St. Olaf e Carleton em Northfield e Dundas com soluções de transporte sob demanda escaláveis. 

https://www.smartcitiesworld.net/mobility-as-a-service/minnesota-college-campuses-launch-on-demand-shuttle-service-11445

Eliminar a lacuna de financiamento climático urbano: 

O déficit de financiamento climático urbano atualmente é de US$ 4,5 trilhões anualmente até 2030. 

Os Bancos Multilaterais de Desenvolvimento discutiram como ampliar o investimento em adaptação climática para os países e cidades mais afetados durante as reuniões de primavera do Banco Mundial. 

https://www.smartcitiesworld.net/climate-action/closing-the-urban-climate-finance-gap-11451

LGA pede painéis solares em novas casas no Reino Unido: 

Exigir que novas construções tenham energia solar reduziria as emissões de carbono e os custos para as famílias, com uma economia estimada de £440 por ano. 

O relatório descreve o que as autoridades locais precisam do governo na Revisão de Gastos para cumprir seu papel como parceiros centrais no combate às mudanças climáticas. 

https://www.smartcitiesworld.net/solar-power/lga-calls-for-solar-panels-on-new-build-uk-homes-11454

Metaverso urbano com tecnologia de IA para “revolucionar” o funcionamento das cidades inteligentes: 

Gêmeos digitais imersivos são uma ferramenta cada vez mais valiosa para ajudar a promover a inovação em cidades inteligentes. 

A Peachtree Corners está colaborando com a BizzTech para desenvolver uma plataforma de metaverso baseada em IA que redefinirá o planejamento urbano em torno dos desafios locais das cidades. 

https://www.smartcitiesworld.net/ai-and-machine-learning/ai-powered-urban-metaverse-to-revolutionise-how-smart-cities-operate

Como os municípios estão progredindo em estratégias de resíduos zero: 

Em Zagreb, a utilização de aterros sanitários caiu 20% e a coleta seletiva aumentou 50%, em parte devido a medidas como a proibição de plásticos descartáveis em prédios públicos. 

A quinta edição do Relatório sobre o Estado dos Municípios com Resíduos Zero destaca como muitas cidades estão priorizando a prevenção, a reutilização e a reparação em detrimento da reciclagem. 

https://www.smartcitiesworld.net/smart-waste/how-municipalities-are-progressing-zero-waste-strategies-11460

Barcelona acelera rede de carregamento de veículos elétricos: 

Um estudo preliminar abrangerá uma análise de mobilidade, tecnologia, inovação, planejamento e tendências operacionais em mobilidade elétrica em Barcelona. 

A cidade pretende criar uma rede pública única de carregamento para veículos elétricos que proporcionará uma experiência de carregamento ágil, acessível e fácil. 

https://www.smartcitiesworld.net/electric-vehicles/barcelona-accelerates-electric-vehicle-charging-network-11463

Curso: 10 Anos de Cidades Inteligentes no Brasil

Curso: 10 Anos de Cidades Inteligentes no Brasil

POR QUE ESTE CURSO FOI ÚNICO?

Este curso foi mais do que uma capacitação – foi um mergulho profundo na história, desafios e oportunidades que moldaram o conceito de cidades inteligentes no Brasil. Desenvolvido com base no Relatório Connected Smart Cities – 10 Anos, que contou com a colaboração de mais de 150 especialistas de setores públicos, privados e acadêmicos, ele refletiu a experiência e o conhecimento acumulado ao longo de uma década.

OBJETIVO DO CURSO

Capacitar prefeitos eleitos, secretários municipais e assessores estratégicos com uma visão completa sobre como transformar suas cidades em modelos inteligentes e sustentáveis. Este curso combinou aprendizado técnico, troca de experiências e práticas colaborativas para preparar gestores para os desafios e oportunidades do futuro.

DIFERENCIAIS

– Baseado no Relatório CSC – 10 Anos, uma referência consolidada no Brasil
– Casos práticos de cidades grandes, médias e pequenas, cobrindo soluções em mobilidade, tecnologia, saúde, educação e sustentabilidade
– Ferramentas estratégicas para planejar, implementar e monitorar projetos inteligentes
– Networking com outros gestores e acesso a uma rede de especialistas

A Profa. Dra. Regiane Relva Romano participou desde a primeira edição do evento e foi convidada pela CEO, Sra. Paula Faria, para fazer a abertura do evento, com a palestra que contou os últimos dez anos de evolução do conceito de Cidades Humanas, Inteligentes e Sustentáveis.

Também comentou sobre o projeto Smart Campus Facens, que foi o primeiro sandbox de cidades inteligentes do Brasil e que em 2025 acabou concorrendo a um prêmio super importante – o SXSW, em Austin, colocando o Brasil entre os protagonistas de inovação e transformação por meio da Educação.

A Profa. Dra. Regiane Relva Romano foi uma das palestrantes no evento e tratou sobre a evolução dos projetos de Cidades Inteligentes nos últimos 10 anos, destacando a participação do projeto Smart Campus Facens, que foi o primeiro sandbox de Cidades Inteligentes, Humanas e Sustentável do Brasil, que tem sido fonte de inspiração dentro e fora do país. Também destacou a participação da Facens no projeto Sandbox Sorocaba e falou sobre os cases de cidades que já estão sendo até premiadas com o auxílio do Smart Campus, como foi o caso de Albertina.