Em 2010, a Universitas Indonesia (UI) deu início ao ranking mundial de universidades, posteriormente conhecido como “UI GreenMetric World University Rankings”, com o objetivo de avaliar os esforços de sustentabilidade nos campi universitários. A ideia inicialmente pretendida era a criação de uma pesquisa online para analisar políticas e programas de sustentabilidade adotados por instituições de ensino em todo o mundo.
O ranking foi desenvolvido com base na estrutura conceitual de Meio Ambiente, Economia e Equidade, e os indicadores e critérios de ponderação foram selecionados para serem aplicáveis a todas as universidades participantes. Na edição de 2010 do “UI GreenMetric”, participaram 95 universidades de 35 países, sendo 18 da América, 35 da Europa, 40 da Ásia e 2 da Austrália. Em 2022, o número de participantes aumentou para 1050 universidades de 85 países ao redor do mundo. Esse crescimento evidencia o reconhecimento do “UI GreenMetric” como o principal ranking global de sustentabilidade universitária.
O tema do ranking para o ano de 2023 é “Inovação, Impactos e a Futura Direção de Universidades Sustentáveis”. O objetivo é destacar os esforços das universidades em manter seus programas e políticas de sustentabilidade, inovação, impacto e as direções futuras para se tornarem instituições de ensino sustentáveis com base no “UI GreenMetric” e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
As universidades brasileiras têm participado cada vez mais de rankings de sustentabilidade e promovido ações sustentáveis. O VI Workshop foi o momento de troca de experiências de gestão e de iniciativas sustentáveis, incentivando a submissão dos indicadores do GreenMetric e no desenvolvimento de gestões universitárias sustentáveis.
Este VI Workshop foi realizado nos dias 14 e 15 de setembro de 2023 na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, na capital Campo Grande, com mesas redondas, palestras, visitas técnicas, submissão de resumos e publicação nos anais no evento.
Regiane Relva Romano e Felipe Hashimoto Fengler apresentaram as palestras: 5G Smart Campus Facens: um estudo de caso para governança sobre água, energia e mudanças climáticas e Smart Campus Facens: uma proposta metodológica para o gerenciamento de resíduos sólidos em campus universitários.