Fab City Summit 2024 consagra uma década de dedicação à criação de ambientes urbanos sustentáveis e colaborativos em todo o mundo. Este evento marcante, tendo como pano de fundo a paisagem única de Yucatán, ofereceu uma plataforma para discutir áreas temáticas cruciais para o futuro: de bairros a bio-regiões, e estruturas de colaboração global a governança.

O objetivo principal da cimeira foi avaliar o progresso alcançado na sustentabilidade urbana ao longo da última década e traçar um rumo estratégico para o futuro. O evento contou com discussões sobre projetos que impulsionam a sustentabilidade e a inovação, promovendo um diálogo global sobre como remodelar as nossas cidades e regiões para enfrentar os desafios futuros.

A primeira parte do evento foi na Universidad Anáhuac Mayab (por meio de sua Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento), foi um evento fundamental que marcou o décimo aniversário da iniciativa Fab City. A cimeira reuniu mais de 70 participantes de 54 cidades de todo o mundo, todos dedicados ao avanço de ambientes urbanos sustentáveis e inovadores.

A mesa redonda intitulada “Aprendizagem (G)local” contou com participantes notáveis como Neil Gershenfeld, Diretor do Centro de Bits e Átomos do MIT; Narciso Acuña, Diretor de P&D da Universidade Anahuac Mayab (México); Regiane Relva Romano, Head of Smart Campus da FACENS (Brasil); Pablo Alvarez Tostado Fdz, Diretor de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica do Governo do Estado de Yucatán (México); e Josefina Nano, líder de programas e coordenadora de MDDI da Fab City Foundation.

A discussão investigou a integração de perspectivas globais e locais para melhorar o desenvolvimento sustentável através de programas educacionais. Os principais tópicos incluíram o cultivo de habilidades sociais e técnicas, design interdisciplinar, integração tecnológica e iniciativas comunitárias. O fórum destacou experiências de aprendizagem colaborativa, combinando educação on-line com aplicações práticas e incentivando a cocriação de projetos impactantes em escala local e global.

Durante 4 dias intensos, foram exploradas estratégias para atingir a meta coletiva até 2054, com foco em inovação, sustentabilidade e mudança impulsionada pela comunidade.

A Profa. Regiane também representou a cidade de Sorocaba, que é uma das 54 Fab Cities do mundo, tendo sido realizado o projeto em 2018 pela equipe do Smart Campus Facens e do Fab Lab Facens, juntamente com os gestores da prefeitura da época, incluindo a então Secretária, Sra. Mirian Zacarelli.