O Industry4Her é um programa que tem como missão promover a liderança feminina na Indústria 4.0, por meio da realização de atividades voltadas para mulheres dedicadas a assumirem posições de liderança e protagonizarem a transformação digital.
A Indústria 4.0 ascendeu a discussão sobre diversidade e a importância da presença feminina na indústria, no entanto, mesmo com diversos estudos comprovando os benefícios concretos da equidade de gênero, o preconceito estrutural ainda está presente nas organizações ao redor do mundo.
No Brasil o cenário não é diferente, segundo dados divulgados pelo Fórum Econômico Mundial, o país ocupa o 94º lugar no ranking de disparidade de gênero no trabalho, composto por 146 países. O estudo aponta ainda que, no ritmo atual de progresso, levará 132 anos para atingir a paridade total.
Para promover este cenário mais igualitário, não basta apenas ampliar o número de mulheres nas empresas, mas também desenvolver iniciativas e atividades que promovam a participação feminina em cargos de liderança. Isso pode acontecer por meio de capacitações, mentorias, especializações e outras ações.
Vale ressaltar que a equidade de gênero não é uma luta exclusiva das mulheres, é muito importante o engajamento de todos para construir uma sociedade cada vez mais inclusiva e igualitária, para que isso seja refletido nos altos cargos nas organizações.
A convite do Professor Antonio Carlos Gomes, a Professora Regiane Relva Romano participou de uma roda de conversa sobre Indústria 4.0, Inovação e Empreendedorismo Feminino. Contou sobre sua trajetória profissional e participou dos grupos de discussões do tema sobre o Futuro do Trabalho com os avanços da Inteligência Artificial.