TEMA: OS DESAFIOS DAS CIDADES INOVADORAS E INTELIGENTES.
As implantações do conceito de “Cidades Inteligentes” com o uso das novas tecnologias exigirão muitas transformações e consequentemente vários desafios inovadores nos próximos anos.
A 19ª Mesa Inovadora do Instituto Kapok trouxe uma reflexão sobre este tema, que é a inovação tecnológica aplicada à nova relação econômica dos serviços e gestão das cidades inovadoras e inteligentes, onde a sustentabilidade, a eficiência dos aparelhos públicos e a aplicação das tecnologias devem manter o cidadão como o principal beneficiário destas transformações.
“As Cidades Inteligentes (Smart Cities) devem estar comprometidas com o desenvolvimento urbano e a transformação digital sustentáveis, em seus aspectos econômico, ambiental e sociocultural que atuam de forma planejada, inovadora, inclusiva e em rede, promovem o letramento digital, a governança e a gestão colaborativas e utilizam tecnologias para solucionar problemas concretos, criar oportunidades, oferecer serviços com eficiência, reduzir desigualdades, aumentar a resiliência e melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas, garantindo o uso seguro e responsável de dados e das tecnologias da informação e comunicação.”
O formato desta Mesa Inovadora foi especial, com a participação de um mediador, dois Palestrantes/Painelistas e um debatedor.
Apresentação dos painelistas (MiniCVs).
Mesa Inovadora Cidades Inteligentes
Moderador – Ludovino Lopes
Profa. Drª Regiane Relva Romano
Diretora Smart Campus Facens e Head de Inovação da VIP-Systems.
Atuou como Assessora Especial no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI. Tem mais de 35 anos de experiência internacional trabalhando em TIC e Inovação. Doutora (com distinção) em Administração de Empresas, área de concentração Administração da Tecnologia da Informação FGV-EAESP. Mestre em Informática – Gerenciamento de Sistemas de Informação pela PUC-Campinas, além de Pós-Graduações (Mackenzie, UNIFIEO, FECAP, FIEO e FACENS) e Aperfeiçoamento Internacional em Varejo na Universidade de Ohio, em RFID na Universidade de Arkansas, em negócios na Universidade Columbia e em Cidades Inteligentes na Universidade de Lleida/Espanha. Escritora. Pesquisadora e consultora de Inovação, IoT, AIDC, RFID e Tecnologias Emergentes para negócios, varejo e Cidades Inteligentes. Palestrante Internacional. Professora da FGV, FIA, FDC, Einstein, ESALQ e Facens. Idealizadora da 1a. Loja Inteligente da América Latina, pelo qual recebeu o Prêmio ID People America Awards e de Automação da GS1. Vencedora do Prêmio Women that Build – Globant. Coordenadora do MBA de Gestão e Inovação em Cidades Inteligentes e do Smart Lab FACENS / Centro de Referência IoT Facens | MCTI, projeto premiado dentro e fora do país. Participa de grupos de estudos e de pesquisas no Brasil e no mundo sobre IoT, Cidades Inteligentes, Tecnologias Emergentes aplicadas aos negócios. Atualmente é Curadora da Coalizão Digital da Região Metropolitana de Sorocaba, no projeto Brasil 5.0 e Conselheira de Inovação na SAE e na Associação Comercial de São Paulo.
WILLBUR ROGERS DE SOUZA
Gerente do Centro de Tecnologias Abertas e IOT.
Fundação Parque Tecnológico de Itaipu.
Executivo com mais de 12 anos de experiência em gestão de projetos nas áreas de Comunicação, Educação e Tecnologia na Fundação Parque Tecnológico de Itaipu – Brasil. Graduado em Jornalismo pela União Dinâmica de Faculdades Cataratas com MBA em Planejamento e Gestão Estratégica de Marketing pela Uninter. Atualmente, atua como gerente do Centro de Tecnologias Abertas e IoT da Fundação Parque Tecnológico Itaipu, onde também atuou como gerente da área de Educação e como Analista de Comunicação do Centro Internacional de Hidroinformática.
WAGNER DENYS
Presidente do Conselho de inovações do Instituto Kapok
Diretor do Comitê de Inovações da Economia 4.0 na OEB – Ordem dos Economistas do Brasil. Pós Graduado pela UFRJ, especializado em Administração e Marketing, pela FGV e Universidade Anhembi. Foi executivo de grandes multinacionais na área de eletroeletrônicos, como Panasonic, Toshiba, Bosch-Siemens, Whirlpool (Brastemp) e grupo SEB dentre outras. Um dos responsáveis, na década de 90, pela implantação das indústrias Samsung e LG Electronics no Brasil. Mentor e investidor anjo de “startups” nas áreas de finanças, agronegócios e varejo. Membro da SmartCitiesWorld sediada em Londres.
Fonte: https://cmctisorocaba.com.br/noticia.php?id=46