No dia 19 de maio de 2023, ocorreu a primeira reunião no Centro Universitário Facens em relação ao Projeto SmartBairro São Guilherme. Esse projeto foi idealizado pela Profa. Drª Regiane Relva Romano, em parceria com o vereador Ítalo Moreira e sua equipe. O projeto abrange os bairros São Guilherme, Santo Amaro e Maria Eugênia, nos quais o vereador Ítalo Moreira destinou diversas emendas parlamentares nos anos de 2021, 2022 e 2023.
A coordenadora do projeto é a Profa. Drª Regiane Relva Romano, que possui uma vasta experiência em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Inovação, com doutorado, mestrado e cinco pós-graduações na área. Ela é diretora do Smart Campus Facens, diretora de Inovação na VIP-Systems e atuou como Assessora Especial no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Além disso, a Profa. Drª Regiane é consultora de Inovação, Internet das Coisas (IoT), AIDC, RFID e Tecnologias Emergentes para negócios, varejo e Cidades Inteligentes. Ela também é palestrante internacional e professora em diversas instituições, como FGV, FIA, FDC, Einstein, ESALQ e Facens.
Na primeira reunião, estiveram presentes algumas personalidades relevantes, como o Prof. Dr. Felipe Pedrazzi, especialista em Lixo Zero, Faz Verde e membro do Conselho de Compostagem dos Estados Unidos; Celso Diniz, especialista em Inteligência Artificial; Celso Caracante, representante da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra; Prof. Geraldo Almeida, economista, ex-secretário de Desenvolvimento de Sorocaba e ex-diretor da Agência Metropolitana; Bruno Moreira, comerciante e líder comunitário do São Guilherme; Professor Evaldo, morador e líder comunitário do São Guilherme; Sensei Bruno Rocha, morador e mestre de artes marciais da Academia Caminho de Okinawa; Professor Alex Sandro Lucas Santos, diretor da Escola Municipal Duljara, considerado o melhor diretor da rede municipal de Sorocaba; Professor Praxedes, coordenador do Movimento Empreenda a Vida Ampla e Roda do Aprendizado, que atua na Escola Estadual Hélio Del Cistia; e o vereador Ítalo Moreira, morador e representando a Câmara Municipal de Sorocaba.
Na reunião, a Professora Dra. Regiane Relva Romano fez a apresentação do projeto com o objetivo de captar as demandas da comunidade relacionadas ao projeto. Ficou decidido que seriam criados grupos de trabalho compostos pela comunidade e especialistas para desenvolver as ações do projeto de forma colaborativa.
Além disso, ficou acordado que seria agendada uma reunião com a primeira dama, Sirlange Maganhato, para apresentar o projeto e buscar apoio político do poder executivo municipal. A intenção era obter o máximo de apoio possível tanto da comunidade do São Guilherme, Santo Amaro e Maria Eugênia quanto do poder executivo local.
Essa reunião marcou o início das atividades do Projeto SmartBairro São Guilherme, e foi estabelecida a importância de encontros periódicos para acompanhar o desenvolvimento do projeto e garantir a participação ativa da comunidade ao longo de todo o processo.