O Smart Campus Facens, programa que incentiva os alunos da Faculdade de Engenharia de Sorocaba a criarem soluções e produtos que podem ser aplicados no contexto urbano e que colaboram para a construção de cidades inteligentes, humanas e sustentáveis, foi o destaque, na categoria Educação, da conferência Smart Cities UK 2017.
“Começar o ano letivo com um reconhecimento internacional vai motivar ainda mais nossos alunos, professores e parceiros a desenvolverem trabalhos em prol da sociedade. O Smart Campus Facens é um laboratório vivo para o desenvolvimento, a implementação, análises e replicações de projetos e soluções para cidades resilientes, e está em linha com o objetivo de formar engenheiros cidadãos, preparados para atender a demanda do mercado global, com uma visão humana e que beneficie a comunidade de forma geral”, diz a Coordenadora do Smart Campus Facens, Regiane Relva Romano.
Durante o evento, realizado no Stamford Bridge, em Londres, foram expostos alguns projetos do Smart Campus Facens que comprovam o que é feito para a sociedade. Entre eles, o “Sistema Solar Fotovoltaico”, que serve como laboratório para que alunos conheçam, projetem, apliquem e aprimorem conhecimentos na área de energia fotovoltaica, difundindo novas tecnologias de geração de energia limpa e renovável, o FabLab onde os alunos podem prototipar e desenvolver seus projetos, o laboratório de robótica com estudos de visão de máquina e automação, bem como também podem ser destacados: estudos sobre IoT, Indústria 4.0, mobilidade urbana, novos métodos construtivos, soluções para a melhoria da qualidade da água, mensuração do consumo de energia e de água no Campus, enfim, uma série de iniciativas que visam transformar as cidades, melhorando o bem estar dos munícipes e a preservação do meio ambiente. “Por meio deste projeto, os alunos podem colocar em prática tudo o que aprenderam durante as aulas teóricas, em sala de aula, aproximando a teoria da prática e a academia do mercado de trabalho, formando profissionais preparados para os desafios da economia compartilhada”, completa Regiane. O Smart Cities UK é dividido nas categorias “Educação”, “Transporte”, “Comunicação”, “Habitação”, “Meio ambiente”, “Dados”, “Saúde” e “Segurança”. São avaliados projetos de empresas ou instituições de ensino que se destacaram com projetos inovadores e disruptivos, com grande impacto social.